Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 29º

Estoril chega à segunda final 80 anos depois ao afastar 'besta negra'

O Estoril Praia superou hoje o Benfica, 'carrasco' da única final do clube de Cascais e de duas meias-finais, e vai lutar pela Taça da Liga de futebol, 80 anos depois de ter estado na decisão da Taça de Portugal.

Estoril chega à segunda final 80 anos depois ao afastar 'besta negra'
Notícias ao Minuto

23:16 - 24/01/24 por Lusa

Desporto Taça da Liga

O Estoril Praia qualificou-se hoje pela primeira vez para a final da Taça da Liga, ao vencer o Benfica, por 5-4, nos penáltis, após uma igualdade a um golo no final dos 90 minutos, com os golos de Rafik Guitane, aos 16 minutos, e Otamendi, aos 58, e vai defrontar o Sporting de Braga, que na terça-feira eliminou o Sporting (1-0).

Os comandados de Vasco Seabra derrotaram os 'encarnados', campeões nacionais e vencedores de sete edições da prova, depois de terem afastado o FC Porto, detentor do troféu, na fase de grupos.

A formação 'canarinha' vai disputar a segunda final da sua história, depois de ter perdido a primeira frente ao Benfica, que derrotou o Estoril Praia no encontro decisivo da longínqua edição 1943/44 da Taça de Portugal. O conjunto estorilista tinha superado nas 'meias' o Vitória de Guimarães, com vitórias por 4-0 e 4-1.

Há 80 anos, o emblema das 'águias', orientado pelo húngaro János Biri, goleou o Estoril Praia por 8-0, no Campo das Salésias, em Lisboa, onde Rogério Pipi marcou cinco golos, Julinho 'bisou' e Arsénio também marcou, num encontro em que, sem substituições, o emblema da Linha jogou com 10 a partir dos 10 minutos e com nove após os 48, devido às lesões de Elói e Raul Silva, respetivamente.

Depois dessa presença inédita numa final, o Estoril Praia só tinha conseguido chegar a duas meias-finais da Taça de Portugal, ambas nos últimos sete anos, em 2016/17 e 2020/21, e em ambos os casos também saiu derrotado pelos 'encarnados'.

Na disputa mais recente, o Estoril Praia, então na II Liga, sob o comando de Bruno Pinheiro, perdeu em casa por 3-1 diante do 'onze' de Jorge Jesus, sendo novamente derrotado, na Luz, por 2-0, ficando afastado da final, que o Sporting de Braga venceria, por 2-0, à porta fechada, devido à covid-19, em Coimbra.

Antes, em 2016/17, o desfecho foi o mesmo, com o Estoril Praia, então no primeiro escalão e orientado pelo espanhol Pedro Carmona, a ser derrotado por 2-1 na receção ao Benfica, comandado por Rui Vitória, que, com um empate 3-3 na Luz, 'carimbou' a presença na final, disputada no Estádio Nacional, em Oeiras, onde assegurou a sua mais recente 'dobradinha', e última conquista da Taça, ao vencer por 2-1 o Vitória de Guimarães.

O Estoril Praia superou, então, hoje, a sua 'besta negra' para chegar à final da 17.ª edição da Taça da Liga, marcada para sábado, em Leiria, às 19:45, frente ao Sporting de Braga.

Os 'canarinhos' são o 20.º clube a chegar a esta fase da Taça da Liga, nas 16 edições com meias-finais -- a primeira teve final direta --, e vão ser o 11.º emblema a disputar o encontro decisivo, procurando tornar-se no sétimo vencedor diferente da competição.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório