Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 18º

"Um grande inglês perde com um pequeno clube português. Imaginem que..."

O presidente da UEFA deu o exemplo dos clubes portugueses para falar sobre eventuais conflitos de interesse pela propriedade de vários clubes.

"Um grande inglês perde com um pequeno clube português. Imaginem que..."
Notícias ao Minuto

09:04 - 24/01/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Aleksander Ceferin

O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, declarou que os chefes disciplinares do organismo têm "razão" quanto ao facto de o Manchester City ter violado os regulamentos do Fair-Play Financeiro. Ceferin disse também que compreendia a angústia crescente dos adeptos sobre o tempo que o caso tem demorado.

Numa entrevista ao jornal inglês Telegraph Sport, Ceferin recusou-se a responder se o City - que nega qualquer irregularidade - deveria ser destituído dos títulos se fosse considerado culpado por uma comissão independente.

Mas Ceferin defende a decisão do Organismo de Controlo Financeiro de Clubes, da UEFA, há quatro anos, de condenar o City, apesar do clube ter ganho num recurso ao Tribunal Arbitral do Desporto (CAS). "Sabemos que tínhamos razão. Não decidiríamos se não achássemos que tínhamos razão".

Ceferin sublinhou que respeitava a decisão do CAS, que anulou a proibição europeia de dois anos do City depois de decidir que algumas das provas contra eles foram prescritas e que outras acusações não foram comprovadas, ao mesmo tempo que os multou em 10 milhões de euros por não cooperarem com os investigadores.

Outro problema atual do futebol é a propriedade de clubes - o City Group é  um exemplo. Ceferin disse que o "maior entrave" é uma questão de "perceção". "O futebol é assim. Um grande clube inglês pode perder 3-0 com um pequeno clube português, se quiser, porque teve um dia mau. Imaginem que ambos os clubes são do mesmo proprietário?", questiona o dirigente. 

"Este é o meu maior problema e não tenho uma solução. Podemos sempre dizer: 'Está bem, podem fazê-lo nestas e nestas e naquelas condições'. Mas o controlo total de dois ou mais é impossível. Esta é, para já, a minha opinião. Não chegámos a uma solução concreta."

Leia Também: Alan Varela brilha no FC Porto e já desperta cobiça na Premier League

Leia Também: Flop do Manchester City prestes a trocar de clube em Inglaterra

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório