Meteorologia

  • 28 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 28º

CAN'2023: Angola vence Burkina Faso e apura-se em primeiro lugar

A seleção de Angola já estava apurada para os oitavos de final da Taça das Nações Africanas (CAN2023) de futebol, mas venceu hoje a congénere do Burkina Faso por 2-0, qualificando-se em primeiro lugar no Grupo D.

CAN'2023: Angola vence Burkina Faso e apura-se em primeiro lugar
Notícias ao Minuto

23:13 - 23/01/24 por Lusa

Desporto CAN'2023

O principal trunfo da seleção lusófona para garantir hoje a vitória foi uma boa organização defensiva e eficácia no ataque, que lhe permitiu abrir o marcador aos 36 minutos, por Mabululu, após assistência de Fredy.

Mesmo com a partida a terminar, Angola fixou o resultado com um golo de Zini, aos 90+2 minutos, que permitiu obter a qualificação em primeiro lugar do Grupo D perante seleções mais cotadas no ranking africano.

A seleção angolana terminou em primeiro lugar com sete pontos, seguida pelo Burkina Faso, com quatro, pela Mauritânia, com três, e pela Argélia, em último, com dois.

No outro jogo do grupo houve uma surpresa, com a vitória da Mauritânia sobre a Argélia, uma das favoritas a passar aos oitavos de final, por 1-0, que se despede assim de forma inglória da CAN2023.

No Grupo C, o campeão em título Senegal venceu hoje a Guiné, por 2-0, e tornou-se na única equipa até ao momento a vencer as três partidas do grupo, reforçando o seu estatuto de favorito à conquista da prova.

Já os Camarões, outra das grandes seleções de África, sentiram dificuldades inesperadas para vencer a Gâmbia por 3-2, mas foi suficiente para garantir uma vaga nos oitavos de final.

O Senegal terminou na liderança com nove pontos, seguido dos Camarões, com quatro, da Guiné, com os mesmos quatro, e da Gâmbia, que não somou qualquer ponto.

De realçar a qualificação de duas seleções lusófonas para os oitavos de final, Angola e Cabo Verde, que venceram os respetivos grupos, enquanto a Guiné-Bissau e Moçambique ficaram pelo caminho.

No ranking dos terceiros classificados, dos quais apenas quatro, dos seis grupos, serão apurados para os 'oitavos', a Guiné lidera com quatro pontos (2:3 na diferença de golos), seguida da Mauritânia, com três (3:4), da Costa do Marfim, com três (2:5), da Namíbia, com três (1:4), da Zâmbia, com dois (2:2) e do Gana, com dois (5:6), mas já eliminado.

De referir que a Namíbia e a Zâmbia ainda não disputaram a terceira jornada nos grupos E e F, respetivamente, com a primeira a defrontar o Mali, e a segunda a medir forças com Marrocos.

Os resultados destes jogos ditarão quais os quatro terceiros qualificados que seguirão em frente, mas é de destacar a situação periclitante em que se encontra a seleção anfitriã, da Costa do Marfim, que está em sério risco de ser afastada da competição.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório