Haaland favorito ao The Best frente ao detentor Lionel Messi e Mbappé

Erling Haaland é o grande favorito a vencer hoje o prémio The Best da FIFA, frente a Lionel Messi, detentor do troféu, e Kylian Mbappé, numa gala em que o sportinguista Nuno Santos concorre ao troféu Puskas.

Haaland favorito a erguer prémio The Best frente ao detentor Messi e Mbappé

© Lusa

Lusa
15/01/2024 07:27 ‧ 15/01/2024 por Lusa

Desporto

FIFA

Os três finalistas foram escolhidos pelo que fizeram entre 19 de dezembro de 2022, no pós-Mundial, e 20 de agosto de 2023, o que faz do avançado nórdico, do Manchester City, o mais do que provável vencedor do galardão pela primeira vez, em Londres, face às conquistas da Liga dos Campeões, a Liga inglesa e a Taça de Inglaterra, em 2022/23, e, já em 2023/24, a Supertaça Europeia.

Na vertente feminina, que ao contrário do masculino se estende por um ano (01 de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023), a espanhola Aitana Bonmatí vai, muito provavelmente, juntar o The Best à Bola de Ouro da France Football, disputando o troféu com a compatriota Jennifer Hermoso e a colombiana Linda Caicedo, para suceder à também espanhola Alexia Putellas, vencedora em 2021 e 2022.

O português Nuno Santos, do Sporting, com um golo de 'letra' marcado ao serviço do Sporting frente ao Boavista na época 2022/23, está entre os três finalistas ao prémio Puskas, pelo qual concorrem ainda o paraguaio Julio Enciso, do Brighton, por um 'tiro' de fora da área face ao Manchester City, e o brasileiro Guilherme Madruga, do Botafogo, por um pontapé de bicicleta de fora da área ao Novorizontino.

Para melhor treinador, concorrem ao galardão o espanhol Pep Guardiola, que conduziu o Manchester City a um triplete inédito, e os italianos Simone Inzaghi, responsável por guiar o Inter Milão até à final da Liga dos Campeões da época passada, e à vitória na Taça de Itália e na Supertaça transalpina, e Luciano Spalletti, que atualmente lidera a seleção italiana, após conquistar o título de campeão transalpino com o Nápoles em 2022/23.

Na categoria de melhor treinador no futebol feminino estão nomeados o espanhol Jonatan Giráldez, do FC Barcelona, a inglesa Emma Hayes, do Chelsea, e a neerlandesa Sarina Wiegman, selecionadora de Inglaterra.

O belga Thibaut Cortois, do Real Madrid, o marroquino Yassine Bounou, treinado pelo português Jorge Jesus no Al Hilal e que em 2023 ainda atuou pelo Sevilha, e o brasileiro Ederson, antigo jogador do Rio Ave e do Benfica, atualmente no Manchester City, vão lutar pelo galardão de melhor guarda-redes.

No feminino, as nomeadas são a espanhola Catalina Coll, do FC Barcelona e campeã do mundo de seleções, a inglesa Mary Earps (Manchester United) e a australiana Mackenzie Arnold (West Ham).

Na gala será ainda conhecido o melhor 'onze' de 2023, que sairá de uma lista de 23 nomes em que constam três internacionais portugueses: Bernardo Silva, Rúben Dias e Cristiano Ronaldo.

Leia Também: Por cá: FC Porto e Benfica "firmes na luta" e Nuno Santos no Puskás

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Mercado

Isak dispara contra o Newcastle: "Quando as promessas são quebradas..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting26
2Sp. Braga26
3FC Porto26
4Famalicão26
5Moreirense26
6Benfica13
7Casa Pia23
8Gil Vicente23
9Vitória SC23
10Arouca23
11Rio Ave11
12Estoril21
13Estrela21
14C.D. Nacional21
15AVS20
16Alverca20
17Santa Clara20
18Tondela20
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Audi

Audi vs. Ducati. Irmãos Márquez protagonizam novo duelo em pista

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas