Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Paulo Fonseca e o seu estilo de jogo: "Não é para jogadores fracos..."

O treinador português deu uma entrevista ao portal inglês The Athletic.

Paulo Fonseca e o seu estilo de jogo: "Não é para jogadores fracos..."
Notícias ao Minuto

08:54 - 06/01/24 por Notícias ao Minuto

Desporto Lille

Paulo Fonseca, treinador português do Lille, da Ligue 1 francesa, deu uma longa entrevista ao portal The Athletic, neste sábado. O técnico falou sobre o seu estilo de jogo e a sua maneira de ver o futebol. Explicou ainda o porquê de ingressar no Lille depois de treinar a AS Roma. 

"O principal na minha conversa com o clube foi a sensação de que poderia construir algo que fosse meu. Foi isso que me fez decidir vir para o Lille. Tinham sido campeões dois anos antes, mas a maior parte dos jogadores (dessa equipa) tinha saído. O proprietário queria construir uma nova equipa com jogadores jovens e sem pressão. Queria uma nova forma de jogar e uma equipa que pudesse dominar os jogos. Tive imediatamente a sensação: 'Sim, este é o sítio certo. Posso construir uma identidade aqui'", começou por contar o técnico português. 

"Para mim, nunca se trata apenas do resultado. Trata-se do processo. O que criamos e a forma como o fazemos. Isto é muito importante para mim. Quero criar algo que nos permita desfrutar do jogo. E para isso, é preciso ter uma forma de jogar ofensiva. Temos de tentar dominar e criar mais oportunidades do que o adversário. Penso que atualmente as pessoas apreciam menos os treinadores que não têm coragem. Quero criar algo espetacular. Algo que as pessoas possam realmente apreciar", continuou o ex-técnico do FC Porto ou Sp. Braga. 

Em resumo, Paulo Fonseca diz que "o nosso jogo é a nossa atração". "Queremos que as equipas nos pressionem para que possamos encontrar espaço. E por isso corremos muitos riscos. Especialmente quando construímos, porque nossa primeira fase - com nossas diferentes estruturas e como aceleramos e desaceleramos o jogo - é o que nos permite dominar. Este tipo de jogo não é para jogadores fracos", admite Fonseca.

O LOSC tem apenas a sexta maior folha salarial da Ligue 1. O Paris Saint-Germain gasta quase seis vezes mais. O Marseille, três vezes. O Monaco mais do dobro. Nesta altura, a equipa está em quinto lugar e na Liga Conferência. 

Leia Também: Jota tem três hipóteses de saída do Al Ittihad... seis meses após chegar

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório