Meteorologia

  • 21 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 15º MÁX 24º

Sporting 'despacha' Estoril e continua agarrado ao trono da I Liga

Leões somaram a nona vitória consecutiva em casa, em jogos do campeonato, e ampliam a vantagem pontual face ao Benfica, que apenas amanhã vai a jogo, em Arouca.

Sporting 'despacha' Estoril e continua agarrado ao trono da I Liga
Notícias ao Minuto

20:37 - 05/01/24 por Francisco Amaral Santos

Desporto I Liga

O Sporting recebeu e goleou, esta sexta-feira, o Estoril (5-1) no arranque da 16.ª jornada da I Liga. Os leões cedo começaram a resolver o jogo, neste arranque de 2024, e consolidaram a liderança, deixando o Benfica, atual segundo classificado, a quatro pontos de distância, pese embora as águias apenas amanhã, sábado, entram em ação, com uma visita a Arouca. 

Marcus Edwards (21' e 45'+3), em dose dupla, Pedro Álvaro (50'), na própria baliza, Pedro Gonçalves (69'), e Trincão (78') foram os autores dos golos leoninos em Alvalade, ao passo que Cassiano (82') foi o marcador do tento de honra dos visitantes. 

Feitas as contas, o Sporting contabiliza agora um total de 40 pontos e continua implacável em casa: nove vitórias nos nove jogos disputados em Alvalade nesta temporada para o campeonato. 

Filme do jogo 

Sem Diomande e Morita, ao serviço das respetivas seleções, além das ausências de Coates e St. Juste, lesionados, Rúben Amorim promoveu ao onze Eduardo Quaresma e Daniel Bragança. 

O Sporting cedo começou a querer mandar no jogo, mas a organização defensiva do Estoril foi segurando o nulo em Alvalade até... aos 21 minutos. A resistência canarinha terminou quando Gyokeres deixou o coração da grande área para furar pelo corredor esquerdo e assistir, de bandeja, Marcus Edwards para o primeiro golo da noite (e de o campeonato em 2024). 

Edwards abriu o ativo para o Sporting e festejou 'à Gyokeres'

Leões chegaram à vantagem, diante do Estoril, aos 21 minutos.

Notícias ao Minuto | 19:19 - 05/01/2024

O golo deixou os leões mais tranquilos na partida ao mesmo tempo que obrigou o Estoril a subir no terreno em busca de um golo que restabelecesse a igualdade. Com mais espaço, o Sporting foi aproveitando os espaços para criar problemas. Catamo esteve perto de ampliar a vantagem aos 24 minutos, em mais um lance que começou no meio e que contou com um cruzamento de Nuno Santos a partir da ala esquerda. 

O Estoril conseguiu, por fim, responder ao Sporting à meia hora de jogo. Alejandro Marqués até chegou a meter o golo no fundo da baliza à guarda de Adán, mas Rodrigo Gomes, que fez o cruzamento, foi apanhado, de imediato, em fora de jogo. 

A noite era, no entanto, protagonizada por Marcus Edwards, que chegou ao bis ainda antes do intervalo. O inglês ameaçou minutos antes, com um lance individual, e aos 45'+3 chegou mesmo ao segundo da conta pessoal em Alvalade, novamente assistido por... Gyokeres. Desta vez, o sueco furou pelo corredor direito e cruzou, novamente, para mais um golo do inglês. 

O intervalo chegava e a superioridade do Sporting perante o Estoril estava traduzida no resultado. 

A segunda parte começou quase da mesma maneira que terminou a primeira: com mais um golo. Aos cinco minutos do segundo tempo, Nuno Santos tentou a sorte, a bola desviou em Pedro Álvaro (50') e traiu Marcelo Carné, deixando o Sporting ainda mais confortável no marcador. 

Autogolo de Pedro Álvaro complicou vida ao Estoril em Alvalade

Nuno Santos arriscou o remate, mas foi o desvio do defesa canarinho que meteu a bola na baliza.

Notícias ao Minuto | 20:10 - 05/01/2024

O Estoril não conseguia incomodar verdadeiramente Antonio Adán, ao contrário do Sporting, que acionava todos os alarmes sempre que quebrava a primeira linha de pressão dos canarinhos. Aos 69 minutos foi a vez de Pedro Gonçalves inscrever o nome na lista dos marcadores de serviço. O camisola 8 do Sporting arrancou pelo meio-campo fora e só parou quando meteu a bola no fundo da baliza. 

Remate ou passe para a baliza? O golaço de Pote no Sporting-Estoril

Internacional português em foco.

Notícias ao Minuto | 20:27 - 05/01/2024

Rúben Amorim gostava do que ia vendo e aproveitava, também, para gerir fisicamente a equipa. Assim que Pote fez o quatro golo dos leões, o treinador ordenou as entradas de Luís Neto, Essugo e Ricardo Esgaio para os lugares de Eduardo Quaresma, Hjulmand e Nuno Santos, minutos depois de Francisco Trincão ter rendido Daniel Bragança. 

Este último quis aproveitar a oportunidade para mostrar serviço e aos 78 minutos também fez o gosto ao pé, com Alvalade a assistir mais um belo golo e que confirmava a goleada dos leões. 

O Estoril ainda conseguiu reduzir as contas, com um golo de Cassiano, aos 82 minutos, mas a exibição dos canarinhos não deixava margem para mais do que um mero tento de honra. 

Feitas as contas, o Sporting acumula a 13.ª vitória na presente edição do campeonato, ao cabo de 16 jornadas, e passa a somar 40 pontos, mais quatro do que o Benfica... à condição. Por seu turno, o Estoril perde após três jogos seguidos sempre a pontuar e fica com o nono lugar em risco, no qual se vai mantendo com 17 pontos. 

Momento do jogo: O primeiro golo do jogo, apontado por Edwards, fez ruir a muralha defensiva canarinha. A partir daí, a vitória dos leões nunca pareceu estar em causa. 

Equipas iniciais

ONZE DO SPORTING: Adán; Inácio, Matheus Reis, Quaresma; Nuno Santos, Daniel Bragança, Hjulmand, Catamo; Pedro Gonçalves, Edwards e Gyokeres. 

ONZE DO ESTORIL: Marcelo Carné; Raul Parra, Vital, Pedro Álvaro, Rodrigo Gomes; Koindredi, Holsgrove, João Marques, Tiago Araújo, Guitane e Marqués. 

Antevisão 

O Sporting tenta, esta sexta-feira, consolidar a liderança da I Liga ao receber o Estoril em jogo de arranque da 16.ª jornada da I Liga.

Os leões, que ainda não perderam em casa para o campeonato nesta temporada, recebem uma formação canarinha em retoma e que já derrotou, por duas vezes, o FC Porto. 

A equipa de Rúben Amorim dobrou o ano na liderança da I Liga, mas precisa de vencer esta tarde para prosseguir na mesma posição, uma vez que o Benfica está logo atrás, com menos um ponto. As águias, recorde-se, deslocam-se a Arouca amanhã, sábado. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Sporting e Estoril no Desporto ao Minuto

Leia Também: Sporting-Estoril: Leão com teste à liderança no arranque de 2024

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório