Procurar

UE dá luz verde à Superliga Europeia. UEFA e FIFA perdem a 'guerra'

Tribunal de Justiça considera que existe "abuso de posição dominante" por parte dos organismos que regem o futebol continental e mundial.

UE dá luz verde à Superliga Europeia. UEFA e FIFA perdem a 'guerra'

© Getty Images

Notícias ao Minuto
21/12/2023 08:53 ‧ há 1 ano por Notícias ao Minuto

O Tribunal de Justiça da União Europeia deu, pela manhã desta quinta-feira, razão à Superliga Europeia no diferendo que esta mantém com UEFA e FIFA desde que foi lançada por 12 dos maiores clubes do continente, em abril de 2021.

A Justiça entende que "a organização de competições interclubísticas de futebol e a exploração dos direitos de media são, evidentemente, atividades económicas", pelo que "devem respeitar as regras da competição e respeitar as liberdades de movimento", pelo que os dois 'sobreviventes' Barcelona e Real Madrid, não podem ser sancionados.

Ao procurarem atribuir "restrições injustificadas à liberdade de providenciar serviços", pode ler-se no comunicado partilhado através das plataformas oficiais, os organismos que regem o futebol europeu e mundial incorreram em "abuso de posição dominante".

"Isto não significa que uma competição como o projeto da Superliga Europeia deva ser, necessariamente, aprovada. O tribunal, tendo sido questionado geralmente quanto às regras de FIFA e UEFA, não decide sobre esse projeto específico no seu julgamento", refere.

"Em paralelo, o tribunal considera que as regras da FIFA e da UEFA relativamente à exploração dos direitos de media podem ser prejudiciais para os clubes europeus de futebol, para todas as empresas que operam no mercado da media e, em último caso, para os consumidores e os telespectadores, ao impedi-los de desfrutar de competições novas e potencialmente inovadoras ou interessantes", completa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si