“O meu objetivo era cuspir. O soco que dei não vai causar fraturas"

Três pessoas, incluindo o presidente do Ankaragücü, Faruk Koca, que deu um soco no árbitro Halil Umur Meler, foram detidas.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/12/2023 09:34 ‧ 12/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Faruk Koca

O triste episódio ocorrido durante o jogo entre o Ankaraguçu e o Rizespor no campeonato turco, em que o presidente da equipa da casa, Faruk Koca, agrediu brutalmente o árbitro, Halil Umut Meler, no relvado, teve consequências terríveis.

A federação turca anunciou a suspensão temporária de todo o futebol na Turquia. O presidente Recep Tayyip Erdogan e o Ministro da Juventude e dos Desportos, Osman Askın Bak, partilharam mensagens a condenar a violência; o Ministro da Justiça, Yılmaz Tunç, informou que tinha sido aberto um inquérito e o Ministro do Interior, Ali Yerlikaya, informou que Faruk Koca e as duas pessoas que o acompanhavam tinham sido detidos. Para além do soco, foram vistos a pontapear o árbitro no chão.

Após ser detido, Koca fez uma breve declaração aos jornalistas: "Este incidente desenvolveu-se devido a decisões erradas e comportamento provocatório do árbitro. O meu objetivo era reagir verbalmente e cuspir na sua cara. Nesse momento, dei um soco na cara do árbitro. O soco que dei não vai causar fraturas. Depois do soco que dei, o árbitro ficou parado por cerca de 5 a 10 segundos e depois é que se atirou para o chão. Eles imediatamente retiraram-me do local porque eu tinha um problema cardíaco. Não tenho conhecimento de nenhum outro incidente além deste."

Após o incidente, foram revelados mais pormenores sobre a vida de Umut Meler, que foi pai há apenas 10 dias. As suas fotografias após a agressão, com o olho negro, contrastam com as imagens felizes em que aparece a posar com o seu filho recém-nascido, há alguns dias.

A Associação de Árbitros foi categórica ao analisar o sucedido: "Neste momento, não podemos pensar em futebol nem em arbitragem. O nosso único pensamento é que Halil Umut Meler recupere rapidamente a sua saúde e a da sua família. Depois disso, vamos reunir-nos como árbitros e explicar-lhes a decisão que vamos tomar em relação a nós próprios e à nossa carreira", comentou Arda Kardesler, representante dos árbitros.

Além disso, o médico do hospital onde foi tratado deu informações atualizadas sobre o seu estado: "O nosso paciente deu recentemente entrada no serviço de urgências do hospital. Foram efetuados os primeiros exames, tomografia computorizada e outros exames desde o cérebro até à zona do estômago, especialmente devido a um traumatismo cranioencefálico. De momento, não há perigo de vida. Há uma hemorragia à volta do olho esquerdo. Existe uma pequena fissura. Não parece haver nenhuma situação significativa de risco de vida. Vamos acompanhá-lo até de manhã, porque ele tem um traumatismo craniano. Mandá-lo-emos para casa de manhã, depois dos exames necessários".

Leia Também: Turquia em choque: Presidente do Ankaragucu agride árbitro com soco

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Doença de Crohn interrompe carreira de andebolista português

Andebol

Doença de Crohn interrompe carreira de andebolista português

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Toyota

Há um novo Toyota RAV4 a caminho e estas são as primeiras imagens

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas