Powered bySolverde
Disclaimer

“O meu objetivo era cuspir. O soco que dei não vai causar fraturas"

Três pessoas, incluindo o presidente do Ankaragücü, Faruk Koca, que deu um soco no árbitro Halil Umur Meler, foram detidas.

MKE Ankaragucu President Faruk Koca punches referee Halil Umut Meler

© Getty Images

Notícias ao Minuto
12/12/2023 09:34 ‧ 12/12/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

Faruk Koca

O triste episódio ocorrido durante o jogo entre o Ankaraguçu e o Rizespor no campeonato turco, em que o presidente da equipa da casa, Faruk Koca, agrediu brutalmente o árbitro, Halil Umut Meler, no relvado, teve consequências terríveis.

A federação turca anunciou a suspensão temporária de todo o futebol na Turquia. O presidente Recep Tayyip Erdogan e o Ministro da Juventude e dos Desportos, Osman Askın Bak, partilharam mensagens a condenar a violência; o Ministro da Justiça, Yılmaz Tunç, informou que tinha sido aberto um inquérito e o Ministro do Interior, Ali Yerlikaya, informou que Faruk Koca e as duas pessoas que o acompanhavam tinham sido detidos. Para além do soco, foram vistos a pontapear o árbitro no chão.

Após ser detido, Koca fez uma breve declaração aos jornalistas: "Este incidente desenvolveu-se devido a decisões erradas e comportamento provocatório do árbitro. O meu objetivo era reagir verbalmente e cuspir na sua cara. Nesse momento, dei um soco na cara do árbitro. O soco que dei não vai causar fraturas. Depois do soco que dei, o árbitro ficou parado por cerca de 5 a 10 segundos e depois é que se atirou para o chão. Eles imediatamente retiraram-me do local porque eu tinha um problema cardíaco. Não tenho conhecimento de nenhum outro incidente além deste."

Após o incidente, foram revelados mais pormenores sobre a vida de Umut Meler, que foi pai há apenas 10 dias. As suas fotografias após a agressão, com o olho negro, contrastam com as imagens felizes em que aparece a posar com o seu filho recém-nascido, há alguns dias.

A Associação de Árbitros foi categórica ao analisar o sucedido: "Neste momento, não podemos pensar em futebol nem em arbitragem. O nosso único pensamento é que Halil Umut Meler recupere rapidamente a sua saúde e a da sua família. Depois disso, vamos reunir-nos como árbitros e explicar-lhes a decisão que vamos tomar em relação a nós próprios e à nossa carreira", comentou Arda Kardesler, representante dos árbitros.

Além disso, o médico do hospital onde foi tratado deu informações atualizadas sobre o seu estado: "O nosso paciente deu recentemente entrada no serviço de urgências do hospital. Foram efetuados os primeiros exames, tomografia computorizada e outros exames desde o cérebro até à zona do estômago, especialmente devido a um traumatismo cranioencefálico. De momento, não há perigo de vida. Há uma hemorragia à volta do olho esquerdo. Existe uma pequena fissura. Não parece haver nenhuma situação significativa de risco de vida. Vamos acompanhá-lo até de manhã, porque ele tem um traumatismo craniano. Mandá-lo-emos para casa de manhã, depois dos exames necessários".

Leia Também: Turquia em choque: Presidente do Ankaragucu agride árbitro com soco

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

David Beckham

Casaram-se há 26 anos. A mensagem de David Beckham para Victoria

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Diogo Jota

Jean Todt pede "mais ações para prevenir tragédias" como a de Diogo Jota

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas