Combate à manipulação desportiva incluirá "prevenção e integridade"

O regime de combate à manipulação das competições desportivas e a plataforma nacional terão como objetivos a "prevenção, pedagogia e integridade", afirmou hoje o diretor da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ), Pedro Fonseca.

Notícia

© Reuters

Lusa
11/12/2023 15:29 ‧ 11/12/2023 por Lusa

Desporto

Polícia Judiciária

O regime de combate à manipulação das competições desportivas e a plataforma nacional terão como objetivos a "prevenção, pedagogia e integridade", afirmou hoje o diretor da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ), Pedro Fonseca.

"É um regime que tem ideias-chave de prevenção, pedagogia e integridade. São ideias que trespassam todo o diploma. É um regime de registos de interesses, criando uma plataforma nacional destinada ao tratamento da manipulação de competições", frisou.

Pedro Fonseca explicou o novo regime jurídico e a Plataforma Nacional de Combate à Manipulação das Competições Desportivas na abertura da conferência sob o tema "A defesa da integridade e da transparência no desporto", que se realiza no edifício-sede da PJ, em Lisboa, incluída nas comemorações do Dia Internacional contra a Corrupção.

"A elaboração de um programa nacional para a integridade no desporto coordenará a luta contra a manipulação de competições, ao qual afluirão informações que já hoje tratamos de forma mais dispersa, menos integrada e analisada, com menos sínteses e informação criminal relevante. Haverá coordenação com todos os parceiros, através da partilha de informações, e serão elaborados programas pedagógicos, com campanhas de informação e de educação", prosseguiu o responsável pelo combate à corrupção.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) é a única estrutura que tutela modalidades desportivas a integrar a plataforma nacional, cuja criação foi aprovada na Assembleia da República (AR) no passado dia 04 de dezembro, tendo a conquista do Euro2016 sido o "porta-estandarte" que espoletou a alteração do regime jurídico, com insuficiências.

"Esse fenómeno de 2016 foi o porta-estandarte, em coordenação com a FPF, de trazer todas as insuficiências e a iniciativa de apresentarmos sugestões de propostas para um novo quadro legal que fosse efetivamente sólido, consistente e permitisse combater a corrupção desportiva. Poucos meses depois desta iniciativa conjunta, em maio de 2017, estava em vigor a lei, que alterou substancialmente o quadro", contou Pedro Fonseca.

O caso 'Jogo Duplo', relacionado com a viciação de resultados no futebol profissional português, serviu também de exemplo, sendo o "despertar para as insuficiências" que existiam no regime jurídico, com Pedro Fonseca a salientar o trabalho efetuado na FPF.

"Desde a investigação do 'Jogo Duplo', a FPF fez formação pedagógica a mais de 61 mil atletas, incluindo treinadores. Cerca de duas mil ações de formação foram feitas pelo país, direcionadas a clubes de todas as modalidades, para educar todos os praticantes desportivos à inexistência de tentações, conluio e manipulação", expressou o diretor.

O órgão colegial funcionará na Unidade Nacional de Combate à Corrupção e a própria plataforma será coordenada pela PJ, na qual estão ainda integrados peritos indicados pela Procuradoria-Geral da República, Mecanismo Nacional Anticorrupção, Comissão de Coordenação de Políticas de Prevenção e Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo, Comité Olímpico de Portugal e Instituto Português do Desporto e Juventude, num Conselho Nacional com um total de 22 representantes.

A conferência prosseguiu durante o resto do dia, em painéis fechados à comunicação social, que contaram com a intervenção, entre outros, do selecionador português de futebol, Roberto Martínez, sob o tema "A defesa da integridade no desporto e a ética associada ao resultado desportivo", a encerrar os trabalhos da manhã na conferência.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Futsal feminino

Capitã do Benfica: "Um mergulho de cabeça nas noites de Vigo e do Dragão"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Fórmula 1

Pierre Gasly 'apanhado' em Paris para assistir... ao PSG-Arsenal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas