Meteorologia

  • 01 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 15º

De 'Mota' para a titularidade. Oito oportunidades à vista no FC Porto

As lesões e o cenário de menor competitividade podem abrir algumas oportunidades nas escolhas de Sérgio Conceição, frente ao Estoril.

De 'Mota' para a titularidade. Oito oportunidades à vista no FC Porto
Notícias ao Minuto

08:01 - 05/12/23 por David Silva

Desporto Taça da Liga

O FC Porto defronta o Estoril, na próxima quarta-feira, dia 6 de dezembro, no Estádio António Coimbra da Mota, em jogo a contar para Taça da Liga. Trata-se de uma competição que Sérgio Conceição, certamente, quererá ganhar (o FC Porto é o detentor do troféu, relembre-se), mas é, logicamente, um cenário de menor importância para os objetivos desportivos e financeiros do clube. É neste contexto que Sérgio Conceição poderá dar minutos a alguns jogadores menos utilizados.

Aliado a este fator, está também o boletim médico do clube. Alan Varela, médio que vinha a ganhar preponderância no onze habitual de Sérgio Conceição, e João Mário, dono da lateral-direita dos dragões, passaram a integrar o boletim clínico. O FC Porto esclareceu, nesta segunda-feira, que o médio encontra-se a tratar um estiramento num músculo da anca esquerda, enquanto o internacional português sofreu um hematoma na coxa direita. 

Estes dois nomes acrescem uma lista onde já constavam Gabriel Veron, Ivan Marcano e Wendell. Os problemas físicos que, de resto, já fizeram com que Sérgio Conceição mandasse alguns recados internos ao departamento médico do clube, numa fase inicial da temporada, têm obrigado a mexidas regulares no onze dos dragões - no último jogo, João Mendes assumiu a titularidade pela primeira vez na lateral-esquerda, com Jorge Sanchez do outro lado da defesa, e convém não esquecer a passagem de Zé Pedro pelo eixo do setor mais recuado.

Abre-se uma oportunidade no meio-campo do FC Porto

Como diz o ditado popular, o azar de uns é a sorte de outros. É o caso do recém-lesionado Alan Varela, médio argentino contratado ao Boca Juniors no verão, que vinha a assumir preponderância no meio-campo (e até foi recuado a defesa-central, quando houve necessidade). O embate com o Estoril pode muito bem trazer novidades no miolo portista.

Abre-se uma vaga ao lado de Stephen Eustáquio. Vários jogadores podem preenchê-la: o criativo Iván Jaime, melhor jogador jovem da edição passada da I Liga, tem jogado a espaço, normalmente a partir do banco de suplentes; Nico González, outro médio espanhol, de características mais defensivas, pode ganhar uma oportunidade no onze inicial. A última vez que começou um jogo foi contra o Vilar de Perdizes, na Taça de Portugal. 

Convém não retirar da equação Romário Baró, jogador 'reabilitado' no plantel principal do FC Porto por Sérgio Conceição esta temporada, mas com exibições criticadas pelos adeptos. Leva sete participações. As mesmas sete que Marko Grujic, outro meio-campista, que até já admitiu estar desapontado com a falta de minutos, esta temporada. 

Depois, há ainda outros jogadores que podem beneficiar de alguns minutos: André Franco, que tem ocupado várias posições no campo, Fran Navarro, que estreou-se recentemente a marcar, Danny Namaso e Toni Martínez. O adversário não é para menosprezar - já ganhou aos dragões nesta edição da I Liga, em novembro - portanto, cabe a Sérgio Conceição decidir o nível de rotação da equipa na Taça da Liga. 

Leia Também: Gesto de jogador do FC Porto deixou jovem emocionado em visita solidária

Leia Também: FC Porto detalha lesões de João Mário e Alan Varela

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório