Meteorologia

  • 24 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 15º

Proença destaca "reconhecimento do trabalho" feito pela Liga Portugal

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, reagiu à eleição que hoje o conduziu formalmente à liderança da Associação de Ligas Europeias, considerando que se trata de um reconhecimento do trabalho feito a nível doméstico.

Proença destaca "reconhecimento do trabalho" feito pela Liga Portugal
Notícias ao Minuto

15:54 - 30/11/23 por Lusa

Desporto Associação de Ligas Europeias

um sinal de orgulho para a Liga Portugal, para o trabalho que temos desenvolvido na Liga portuguesa, e é um reconhecimento interpares que nos deve deixar a todos muito orgulhosos. Há mais de oito anos que estamos no 'board' da European Leagues [Associação de Ligas Europeias] e esta eleição para a presidência é um sinal de reconhecimento do trabalho que tem sido feito pela Liga Portugal", vincou.

A nomeação de Pedro Proença ocorreu durante uma assembleia geral extraordinária e implica a designação do líder da LPFP como representante da associação no Comité Executivo da UEFA, que será ratificada no próximo congresso do organismo regulador do futebol europeu, em 08 de fevereiro de 2024, em Paris.

"A nossa prioridade continua a residir no futebol profissional português e nos 34 clubes que ainda há muito pouco tempo nos elegeram para mais quatro anos de mandato. Não vamos perder o norte daquilo que são as nossas prioridades", garantiu Proença.

Isto, depois de ter indicado que apenas aceitou a eleição para a liderança da associação europeia após receber a garantia de que as funções são compatíveis com a presidência da Liga Portugal, assim como a defesa intransigente dos interesses do futebol profissional português.

"A European Leagues defende os interesses em termos europeus daquilo que são os cadernos de encargos das próprias Ligas, por isso quando passamos a defender estas mais de 40 Ligas europeias junto dos vários 'stakeholders', nomeadamente a UEFA, a ECA, a FIFPro ou a FIFA, passamos também a defender os interesses dos clubes portugueses. É um trabalho de complementaridade, sendo certo que esta minha função terá sempre como prioridade a defesa da Liga Portugal e dos seus interesses", realçou.

A LPFP anunciou, em 20 de novembro, que Pedro Proença, de 53 anos, tinha sido nomeado presidente da Associação de Ligas Europeias, que reúne 40 ligas profissionais, representando mais de mil clubes, provenientes de 34 países europeus, e era gerida há dois anos por uma Comissão Executiva.

Na altura, a entidade portuguesa apontou como principais desafios de Pedro Proença a estabilização da Associação de Ligas Europeias, a implementação do processo de revisão estatutária e a definição do perfil para a eleição do próximo presidente, em 2025, assim como colocar a agenda da organização no topo das prioridades.

Com sede em Nyon, na Suíça, a EL foi fundada em 06 de junho de 2005, então por 14 Ligas de países europeus.

O sueco Lars-Christer Olsson presidiu às Ligas Europeias até 26 de março de 2021, altura em que foram eleitos 13 membros para a 'board' do organismo, entre os quais Proença.

Leia Também: Proença nomeado formalmente presidente da Associação de Ligas Europeias

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório