Powered bySolverde
Disclaimer

Benfiquista Otamendi 'escreve' inédita derrota caseira do Brasil

Um golo do central benfiquista Nicolás Otamendi valeu na terça-feira à Argentina um histórico triunfo por 1-0 no Brasil, que sofreu o primeiro desaire caseiro de sempre em eliminatórias de acesso ao Mundial de futebol, em pleno Maracanã.

Benfiquista Otamendi 'escreve' inédita derrota caseira do Brasil

© Lusa

Lusa
22/11/2023 07:00 ‧ 22/11/2023 por Lusa

Desporto

Mundial'2026

Aos 63 minutos, o 'capitão' do Benfica saltou mais alto, após canto marcado na esquerda por Giovani Lo Celso, e bateu Alisson com um cabeceamento imparável, num jogo que começou com meia hora de atraso devido a cenas de violência nas bancadas.

Cinco dias depois do desaire por 2-0 na receção ao Uruguai, a campeã mundial Argentina voltou a mostrar que não está num bom momento e fez um jogo pouco conseguido, mas, ainda assim, conseguiu bater os 'canarinhos', em indisfarçável crise.

No que terá sido o último embate oficial do interino Fernando Diniz à frente da seleção, o Brasil somou a primeira derrota em casa de sempre em eliminatórias, após 64 jogos, o terceiro desaire consecutivo e o quarto jogo sem ganhar.

Tudo contabilizado, os 'canarinhos', que deverão ser comandados em 2024 pelo italiano Carlo Ancelotti, somaram apenas três triunfos em 2023, contra cinco derrotas, em nove jogos.

Muitos desfalcados, de Neymar, Vinicius Júnior ou Casemiro, o Brasil entrou demasiado agressivo, no limiar da violência, e três dos seus jogadores foram 'amarelados' na primeira parte, com Gabriel Jesus e Raphinha a arriscarem a expulsão.

Numa primeira parte muito tensa, o único momento futebolístico aconteceu já aos 44 minutos, com Romero a evitar o golo de Martinelli, na sequência de um canto.

Após o intervalo, o Brasil entrou melhor e ameaçou por Raphinha (54 minutos) e Martinelli (58), mas 'Dibu' Martínez respondeu em 'grande' na baliza argentina e, do outro lado, após uma primeira jogada ofensiva, Otamendi faturou após canto de Lo Celso.

Na última meia hora, os 'canarinhos' ainda tentaram evitar o desaire, mas a Argentina, mais experiente, não teve grandes dificuldades em segurar a vantagem, sendo que, aos 81 minutos, o Brasil ainda perdeu Joelinton, expulso por alegada agressão.

Antes, aos 78 minutos, Lionel Scaloni substituiu um desinspirado Lionel Messi e lançou Ángel Di María, que, em 10 de julho de 2021, tinha marcado no mesmo local o golo do triunfo (1-0) sobre o Brasil na final da Copa América.

Os argentinos seguraram a liderança da zona sul-americana de apuramento para o Mundial2026, com 15 pontos, mais dois do que o Uruguai, de Marcelo Bielsa, que voltou a mostrar o seu excelente momento, ao bater em casa a Bolívia por 3-0.

O ex-avançado benfiquista Darwin Núñez foi a grande figura do encontro, ao conseguir um 'bis', aos 15 e 71 minutos, antes de ser substituído por Luis Suárez, aos 73. Pelo meio, aos 39, Gabriel Villamil marcou na baliza 'errada'.

Darwin Núñez faturou pelo quarto jogo consecutivo, depois do penálti, aos 90+1 minutos, que valeu um empate (2-2) na Colômbia, o tento que inaugurou o marcador na receção ao Brasil (2-0) e o que encerrou o triunfo na Argentina (2-0).

A Colômbia (terceira, com 12 pontos) também se manteve em alta, somando o segundo triunfo consecutivo e o sexto jogo a pontuar, ao vencer por 1-0 no Paraguai, graças a uma grande penalidade convertida logo aos 11 minutos por Rafael Santos Borré.

Pelo mesmo resultado, o Equador contabilizou o quinto jogo consecutivo a pontuar, ao receber e bater o Chile por 1-0, com um tento de Ángel Mena, aos 21 minutos, na recarga a uma defesa incompleta de Brayan Cortés a remate de Kendry Paez.

No encontro que fechou a ronda, o Peru esteve a vencer a Venezuela, com um tento de Yoshimar Yotún, aos 17 minutos, mas os forasteiros lograram resgatar o quinto jogo seguido sem perder, graças a um tento de Jefferson Savarino, aos 54.

Os venezuelanos são quartos classificados, com nove pontos, contra oito dos equatorianos e sete dos brasileiros, que seguem apenas no sexto lugar, o último que vale o acesso direto ao Mundial, prova que o Brasil -- e mais nenhum outro -- nunca falhou.

O Paraguai ocupa o sétimo lugar, de apuramento para um 'play-off' intercontinental, com cinco pontos, os mesmos do Chile, oitavo. A Bolívia segue no nono posto, com três, e o Peru no 10.º e último, com apenas dois.

Leia Também: Pinto da Costa 'atira-se' ao Benfica: "Quantos pontos têm na Champions?"

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jorge Jesus regressa às origens e faz o que não tinha feito na Reboleira

Redes Sociais

Jorge Jesus regressa às origens e faz o que não tinha feito na Reboleira

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Maserati em dificuldades. Poderá a Stellantis vender a marca?

STELLANTIS

Maserati em dificuldades. Poderá a Stellantis vender a marca?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas