Meteorologia

  • 02 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

França 'esmaga' Gibraltar com 'chapa 14' e há mais um apurado para o Euro

No dia em que a seleção gaulesa obteve a sua maior vitória de sempre, os Países Baixos arrecadaram a segunda vaga do grupo B com um triunfo frente à República da Irlanda.

França 'esmaga' Gibraltar com 'chapa 14' e há mais um apurado para o Euro
Notícias ao Minuto

21:41 - 18/11/23 por Notícias ao Minuto c/Lusa

Desporto Euro 2024

A penúltima jornada do grupo B na fase de qualificação para o Euro'2024, disputada este sábado, ficou marcada não só pela histórica goleada de França frente a Gibraltar (14-0), como ainda pelo apuramento dos Países Baixos, fruto do triunfo diante da República da Irlanda (1-0). Também Suíça e Roménia, do grupo I, estarão no Campeonato do Mundo.

Começando pela seleção gaulesa, que obteve a sua maior vitória de sempre em jogos oficiais, acabou por ser uma espécie de 'vira aos 7, acaba aos 14', naquele que foi o sétimo triunfo da seleção liderada por Deschamps... ao sétimo jogo na referida fase da prova.

O primeiro golo do encontro apareceu por via de um autogolo de Ethan Santos, ao terceiro minuto de jogo, seguindo-se os festejos de Thuram (4') e, pouco depois, os do menino Zaire-Emery (16'). O jovem promessa estreou-se a titular e bateu um recorde com 76 anos, acabando depois por sair lesionado em cima do minuto 20, resultando também na expulsão de Ethan Santos, com ajuda do VAR, num jogo para esquecer depois do autogolo.

Em cima da meia hora de jogo, Kylian Mbappé converteu um penálti em golo, Clauss ampliou as contas (34') e, logo de seguida, Coman (36') e Fofana (37') também fizeram das suas, deixando o resultado em... 7-0 ao intervalo.

Na segunda parte apareceriam outros sete. Aos 63 minutos, Rabiot fez o oitavo e não tardou em ver Coman a bisar (65'), ele que viria a ser substituído por Dembele, ficando responsável por assinar 10-0 aos 73 minutos.

Kylian Mbappé festejou por mais duas vezes, aos 74 e 82 minutos, rubricando novo hattrick pela seleção, mas os últimos dois golos ficaram reservados para Giroud (89 e 90+1'), já depois de ter visto um golo ser-lhe anulado após a revisão do lance no VAR.

A França, campeã em 1984 e 2000 e já apurada para a próxima edição, cravou o recorde absoluto de triunfo mais folgado numa fase de qualificação para Europeus, ao superar os 13-0 da Alemanha em São Marino, em setembro de 2006, no início da corrida para 2008.

O resultado passa a significar a maior goleada de todos os tempos dos 'bleus', acima dos 10-0 face ao Azerbaijão, em 1995, em Auxerre, para o acesso ao Euro1996, tendo ainda renovado a marca de êxito mais volumoso na caminhada para o Euro2024, que pertencia a Portugal desde 11 de setembro, quando se impôs ao Luxemburgo no Algarve, por 9-0.

Já no outro jogo do grupo, um tento solitário de Weghorst (12') foi suficiente para garantir a segunda posição do grupo B e consequente apuramento, pelo que a Grécia já não terá hipóteses de se qualificar diretamente para o Euro'2024 mesmo que vença na última ronda.

Com estes resultados, França chega aos 21 pontos em 21 possíveis, enquanto os Países Baixos somam 15 no segundo lugar, mais três que a Grécia, com 12.

[Notícia atualizada às 21h49]

Leia Também: Entrada fulgurante deixa Croácia mais perto do Euro'2024

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório