Sporting afasta 'fantasmas' e está nos 16-avos-de-final da Taça

Leões estiveram a perder, mas deram a volta e deixaram para trás o Olivais e Moscavide.

Notícia

© Filipe Amorim / Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
21/10/2023 22:45 ‧ 21/10/2023 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Taça de Portugal

O Sporting passou, este sábado, por um autêntico ‘susto’, mas a verdade é que conseguiu mesmo tornar-se na 15.ª equipa a carimbar o passaporte para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao derrotar o Olivais e Moscavide, por 1-3.

Os leões chegaram a estar a perder, fruto de uma grande penalidade convertida por Fabrício Simões, mas reergueram-se e consumaram a ‘cambalhota’ no marcador, à boleia dos golos de Marcus Edwards, Geny Catamo e Daniel Bragança.

Leão de ‘orelhas moucas’

Rúben Amorim tinha alertado, na véspera, para a importância de encarar este jogo com a máxima seriedade, para impedir uma repetição de 2022/23, quando foi eliminado pelo Varzim, precisamente, nesta ronda da Taça de Portugal, mas a equipa fez ‘orelhas moucas’.

Os leões até dispuseram da primeira oportunidade, ao terceiro minuto, quando João Varela ‘tirou o pão da boca’ a Marcus Edwards, mas, apenas cinco minutos depois, a equipa da casa acabou mesmo por chegar à vantagem.

Na tentativa de aliviar a bola da grande área, Iván Fresneda rematou no pé de Ricardo Cabral, e o árbitro, Hélder Carvalho, não hesitou em apontar para a marca de grande penalidade. Franco Israel ainda adivinhou o lado para onde foi a bola, mas não impediu o golo de Fabrício Simões.

Os verde e brancos acusaram o ‘toque’, e partiram para cima do adversário, embora com alguma dificuldade em contrariar a organização e a agressividade imposta pelo conjunto que milita na Associação de Futebol de Lisboa.

Aos 13 minutos, Francisco Trincão desferiu um ‘balão’ que embateu na barra e causou alguma confusão na grande área. Sete minutos depois, o ferro voltou a entrar em ação, desta feita, para negar o que parecia ser um golo certo de Pedro Gonçalves.

Aos 36 minutos, teve lugar um lance que promete dar muito que falar. Iván Fresneda subiu à grande área e rematou à baliza, tendo a bola sido intercetada por João Varela com recurso ao braço. O juiz nada assinalou, e, sem VAR, não houve lugar a revisão.

Foi então que, já à beira do apito para o intervalo, surgiu o golo do empate. Marcus Edwards conquistou uma grande penalidade que o próprio fez questão de cobrar, colocando a bola no fundo das redes à guarda de Rúben Gonçalves.

Rúben Amorim ‘sacou coelho da cartola’

O Sporting entrou bem melhor para a segunda parte do que para a primeira. Numa jogada algo confusa, a trave voltou a dizer ‘presente’, negando, desta feita, o golo a Marcus Edwards. No entanto, na recarga, Geny Catamo, acabado de entrar, ‘disparou’ para a reviravolta.

Aos 63 minutos, Marcus Edwards teve tudo para marcar o golo da tranquilidade verde e branca, mas, assistido por Francisco Trincão e à ‘boca’ da baliza, conseguiu fazer o mais difícil… e atirar ao lado. As chances foram-se multiplicando, mas o resultado manteve-se inalterado, até aos 90'4 minutos.

Geny Catamo não estava satisfeito com o que já tinha feito e rubricou uma brilhante iniciativa individual, deixando o guarda-redes adversário, Rúben Gonçalves, da frente, antes de assistir Daniel Bragança para o resultado que selou o resultado final.

O Sporting junta-se, desta maneira, a Sporting de Braga, Benfica, Portimonense, FC Porto, Santa Clara, Paredes, Nacional, Vizela, Estrela da Amadora, Casa Pia, Atlético da Malveira, Vitória FC, Arouca e União de Leiria na próxima fase da prova-rainha do futebol nacional.

Momento do jogo: A aposta de Rúben Amorim dificilmente poderia ter corrido melhor. O treinador do Sporting lançou Geny Catamo para o lugar de Iván Fresneda, ao intervalo, e este precisou de apenas sete minutos em campo para marcar o golo da reviravolta.

Onzes

Olivais e Moscavide: Rúben Gonçalves; Ricardo Cabral, Paulo Freitas, Evenilton Júnior, Diogo Silva; Vasco Garcia, Sandro Martinho, Diogo Brito; João Varela, Itallo Phellipe e Fabrício Simões.

Sporting: Franco Israel; Fresneda, St. Juste, Luís Neto, Matheus Reis, Marcus Edwards; Dário Essugo, Daniel Bragança; Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Paulinho.

Antevisão

O Sporting entra, ao início da noite deste sábado, em ação na temporada 2023/24 da Taça de Portugal. Pela frente, terá o Olivais e Moscavide, o primeiro 'obstáculo' naquela que o próprio Rúben Amorim assumiu estar a torcer para que venha a ser uma caminhada triunfal rumo ao Jamor.

Aos 38 anos, o treinador dos leões soma já um título de campeão nacional, uma Supertaça Cândido de Oliveira e três Taças da Liga, pelo que vai a jogo com a esperança de manter 'vivo' o sonho de conquistar o único troféu que lhe falta a nível 'caseiro'.

Do outro lado, o Olivais e Moscavide vai a jogo como um dos poucos representantes que restam do futebol distrital, na prova-rainha do futebol luso, depois de ter deixado para trás, primeiro, o Real SC, e, depois, Os Sandinenses, nas duas primeiras eliminatórias.

O Olivais e Moscavide-Sporting terá lugar no Estádio José Gomes, irá contar com a arbitragem de Hélder Carvalho, juiz da Associação de Futebol de Santarém, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 20h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Sporting rejeita doar receitas numa ética de "luta pela transparência"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas