Meteorologia

  • 20 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

"Se colocarmos em campo aquilo que são as nossas características..."

A Grécia é um adversário de "nível superior" às que Portugal defrontou até agora no apuramento para o Euro2025 de futebol de sub-21, mas o selecionador nacional considerou hoje que se estiver ao melhor nível a seleção vencerá.

"Se colocarmos em campo aquilo que são as nossas características..."
Notícias ao Minuto

17:58 - 16/10/23 por Lusa

Desporto Rui Jorge

Portugal voltou a golear a Bielorrússia, agora por 6-1, na sexta-feira, em Barcelos, depois da vitória por 5-0 fora, há cerca de um mês, e do triunfo por 3-0 sobre a Andorra no jogo inaugural do Grupo G, que lidera com nove pontos, recebendo, na terça-feira, a seleção grega, que empatou, em casa, com a Croácia (2-2), e segue na segunda posição a quatro pontos de distância.

"É uma equipa de nível superior [a Andorra e Bielorrússia], muito agressiva com bola também, com um jogo muito direto, que procura a profundidade, metem muita gente na frente, acredito que pode ser um jogo mais partido do que o que normalmente temos encontrado, acho que vai ser um bom espetáculo de futebol", disse Rui Jorge, na conferência de imprensa de antevisão da receção à Grécia.

Rui Jorge espera "mais dificuldades", mas também frisou que, se a seleção estiver no seu melhor, conseguirá levar de vencida o oponente.

"Se colocarmos em campo aquilo que são as nossas características, o talento dos jogadores, acredito que ainda assim seremos superiores à Grécia. Mas, mais uma vez, é preciso conseguirmos fazer isso, mantermos a agressividade dos outros jogos, sermos mais serenos e precisos que nos dois jogos anteriores", disse.

O treinador revelou que tem todos os jogadores disponíveis -- Eduardo Quaresma tinha ficado de fora do último jogo por lesão -- e admitiu alterações no 'onze' inicial, mas notou que este é um assunto ainda "não completamente fechado" por haver treino ainda hoje.

O responsável destacou a facilidade de adaptação dos jogadores, admitindo que isso torna mais fácil a sua tarefa a esse respeito.

"Pela sua capacidade técnica e pelo entendimento do jogo, isso facilita muito [adaptar os jogadores a diferentes posições]. Facilita muito trabalhar com jogadores que têm essas características", reforçou.

Portugal é primeiro do grupo e, tendo em conta que é amplamente favorito diante de Andorra e Ilhas Faroé, sendo expectáveis mais nove pontos nos três jogos que fará com essas duas seleções, Rui Jorge foi questionado sobre se este jogo com a Grécia pode ser já entendido como decisivo no 'carimbar' do apuramento para o Euro2025.

"Não, há ainda muitos pontos em disputa, será um bom passo, obviamente. A Croácia e a Grécia perderam pontos e nós gostaríamos de continuar só com vitórias, mas eles também. Há que voltar à estaca zero e fazer aquilo para o que treinamos e que tentamos que seja a nossa postura constante em qualquer jogo", disse.

Rui Jorge disse ainda que quando se fala em resolver o jogo cedo é mais "uma forma de dizer" que "traduz uma atitude".

"Quando os jogadores falam nisso tem a ver com a atitude dentro de campo desde o primeiro minuto, com intensidade e concentração. É essa forma de estar que queremos, marcar cedo, mas ainda assim o jogo não fica resolvido por isso", disse.

A seleção 'AA' tem o apuramento já garantido para o Euro2024 e Rui Jorge disse que ficaria satisfeito se o selecionador Roberto Martínez fosse buscar algum jogador dos sub-21 para os dois últimos jogos da campanha, em novembro, com Liechtenstein e Islândia (depois do jogo de hoje com a Bósnia-Herzegovina).

"Isso será sempre uma decisão do nosso selecionador e nós veremos sempre com bons olhos a passagem deles para um patamar superior", disse.

Portugal, líder do Grupo G, com nove pontos em três jogos, e a Grécia, segunda classificada, com cinco pontos também em três partidas, defrontam-se a partir das 19:00 de terça-feira, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, num jogo que será arbitrado pelo sueco Kristoffer Karlsson.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório