Governo e Santa Clara entendem-se para sub-23 jogarem em São Miguel

O Governo dos Açores e o Santa Clara anunciaram hoje um "entendimento" para a equipa de sub-23 do clube jogar na ilha de São Miguel, mas admitiram a necessidade de requalificar o Complexo Desportivo das Laranjeiras.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/10/2023 18:36 ‧ 12/10/2023 por Lusa

Desporto

Açores

Numa conferência de imprensa realizada no Palácio da Conceição, sede do executivo açoriano, a secretária da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, e o presidente do Santa Clara, Ricardo Pacheco, anunciaram que a equipa de sub-23 não vai ser obrigada a deslocar-se para a ilha Terceira.

"Houve a necessidade de ultrapassar um constrangimento. Neste momento, da parte do Governo Regional, o constrangimento está ultrapassado na medida em que queremos que o Santa Clara continue a jogar na ilha de são Miguel", declarou a governante.

E prosseguiu: "Houve aqui um problema. É para nós motivo de satisfação dizer que o entendimento está encontrado".

Em 29 de agosto, o Santa Clara anunciou que a equipa de sub-23 do conjunto açoriano iria deixar de jogar em São Miguel para competir na ilha Terceira, devido "à impossibilidade de acordo com o poder local".

Antes da decisão, o clube emitiu um comunicado a criticar as declarações do diretor do Desporto do Governo dos Açores, que em entrevista ao jornal Correio dos Açores explicou que os sub-23 não recebem apoios às deslocações porque não tiveram mérito desportivo no acesso à competição.

Hoje, Mónica Seidi reconheceu a necessidade de "alterar as condições" do Complexo Desportivo das Laranjeiras, que "não reúne todas as condições exigidas" pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

"Poderá haver aqui a possibilidade de o próximo jogo não se realizar nas Laranjeiras, mas vamos trabalhar em conjunto para ultrapassar o quanto antes essa situação", assinalou.

A secretária regional lembrou que os açorianos também inscreveram o estádio de São Miguel junto da FPF, mas destacou que essa "será sempre uma solução transitória".

"Dotar o Complexo das Laranjeiras para prática desportiva com condições de excelência é algo que neste momento serve o Santa Clara, mas que no futuro pode servir outro clube", afirmou, quando questionada sobre se a requalificação do recinto vai ser custeada pelo Governo Regional ou pelo Santa Clara.

Mónica Seidi não quis revelar se mantém a confiança política no diretor regional e se o tema causou divergências internas no executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), uma vez que o CDS-PP criticou a atuação dos responsáveis do Desporto e Educação.

"O foco da conferência é a resolução do problema. A solução está encontrada. Não vou tecer qualquer comentário", reiterou.

O presidente do Santa Clara, Ricardo Pacheco, realçou que a formação açoriana criou a equipa de sub-23 sem "pedir dinheiro a ninguém" e avançou que o clube recebeu um "feedback desagradável" da FPF devido às condições do Complexo das Laranjeiras para a transmissão televisiva.

"O Santa Clara serve e quer servir os Açores. Quer ser parceiro. Também precisamos de apoios - isto é mesmo assim - para continuar a dar alegrias a tantos açorianos", afirmou o presidente do clube, ao lado do diretor executivo da SAD, Klauss Câmara. 

Apesar de o emblema açoriano ter criticado a atuação do diretor regional do Desporto, Ricardo Pacheco reforçou que as "relações" são com o Governo Regional e "não com uma pessoa em concreto".

O Complexo Desportivo das Laranjeiras, localizado em Ponta Delgada, pertence à região e serve como campo de treino da equipa principal do Santa Clara. O espaço recebe ainda as aulas de Educação Física da escola secundária das Laranjeiras e treinos de clubes de atletismo da ilha.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Benfica

Renato Sanches, a recuperar de lesão, com saudades da viagem a Cabo Verde

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Segurança

Como circular na estrada quando os semáforos não funcionam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas