Meteorologia

  • 21 JULHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 25º

Rui Jorge quer Portugal "ao melhor nível" para bater Bielorrússia

Rui Jorge recusou hoje qualquer deslumbramento na seleção portuguesa de futebol de sub-21 por ter triunfado nos dois primeiros jogos de apuramento para o Euro2025 e pediu uma equipa ao "melhor nível" para vencer a Bielorrússia, na sexta-feira.

Rui Jorge quer Portugal "ao melhor nível" para bater Bielorrússia
Notícias ao Minuto

18:04 - 12/10/23 por Lusa

Desporto Sub-21

No arranque do Grupo G de qualificação para o Campeonato da Europa de 2025, em setembro, Portugal venceu na receção a Andorra (3-0) e com Bielorrússia (5-0), na neutra Arménia.

Em conferência de imprensa de antevisão de novo jogo com a Bielorrússia, em Barcelos, o treinador considera que não há deslumbramento no grupo, tal como, garante, nunca existiu enquanto foi selecionador dos sub-21, tendo lembrado outras equipas suas que, neste escalão, "já ganharam 10 jogos seguidos".

"Eles sabem o nível de adversários que tiveram até aqui. Ganhar por 5-0 foi um excelente resultado, mas fizemos um jogo muito bom. Se não fizermos, podemos perder pontos, que é coisa que não queremos, mas, no futebol, colocam-se todos os cenários", disse.

Rui Jorge frisou que "perder pontos contra estas equipas tem muito a ver" com o que a seleção conseguir fazer.

"Se estivermos ao nosso melhor nível, seremos melhores que a Bielorrússia, não podemos dizer isto contra todas as seleções, mas com uma seleção como a Bielorrússia podemos dizê-lo", frisou.

O selecionador luso disse esperar um jogo diferente daquele realizado na Arménia (por sanção da UEFA aos bielorrussos devido à invasão da Rússia à Ucrânia).

"A nossa equipa não será a mesma e a deles eventualmente também não. As incidências do jogo serão diferentes, também porque marcámos cedo lá e fizemos um resultado confortável cedo. Isso permite tranquilizar a equipa", explicou.

Rui Jorge avançou ainda que, "em termos de estilo, a equipa será ligeiramente diferente".

"Estamos uma equipa um pouco menos segura, mudaram um bocado as características do nosso jogo, mas vamos tentar fazê-lo bem, seremos mais incisivos no ataque e vamos tentar fazer um jogo entusiasmante", prometeu.

O treinador explicou que a mudança no estilo de jogo tem muito a ver com a posição '6'.

"Na posição '6' temos tido sempre jogadores com grande segurança e que transmitem essa segurança à equipa pelas suas características. Mudaremos um bocado isso. São jogadores de características diferentes, não é ser melhor ou pior, e isso influencia muito a nossa forma de jogar, tal como jogar com um ou dois extremos. Acho que isso pode acontecer amanhã [sexta-feira], ser ligeiramente diferente a temporização de ataque e a circulação de bola que tínhamos", disse.

João Neves, que vinha sendo chamado por Rui Jorge para os sub-21, foi agora convocado por Roberto Martínez para a seleção 'AA', mas o selecionador dos mais jovens relativizou o seu papel.

"O impacto que eu tive na subida do João Neves é nulo. Fico contente porque conheci a pessoa, e o jogador também, e sei que o que estes miúdos todos ambicionam é passar para o outro patamar e eu gosto que eles atinjam isso. Nesse sentido, fico contente, mas não realizado", disse.

O treinador referiu que o defesa central Eduardo Quaresma, que treinou condicionado nos últimos dias, não está disponível, mas fez um "balanço positivo" do estágio em Arcos de Valdevez.

"O balanço é sempre positivo. Quanto mais tempo estivermos juntos, melhor para nós, para as nossas ideias e para o entrosamento entre todos. Estou satisfeito com o rendimento de todos, que têm estado concentrados e a fazer o melhor nos treinos", disse.

Francisco Lemos (do Atlético), Hugo Félix (Benfica B) e Tiago Morais (Boavista) são estreias nos sub-21, mas nenhum deles será titular na sexta-feira, avançou Rui Jorge.

Portugal lidera o Grupo G, com seis pontos, em duas jornadas, oito golos marcados e zero sofridos, a Grécia é segunda classificada, com quatro pontos, e a Bielorrússia é quinta, com três pontos, mas já com cinco jogos realizados.

A seleção nacional de sub-21 recebe a Bielorrússia a partir das 17:30 de sexta-feira, no Estádio Cidade de Barcelos, num jogo que será arbitrado pelo sérvio Lazar Lukic.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório