Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 29º

Comité Olímpico Internacional suspende Rússia com "efeitos imediatos"

Em causa está a "decisão unilateral" de incluir "organizações desportivas regionais" ucranianas "como seus membros".

Comité Olímpico Internacional suspende Rússia com "efeitos imediatos"
Notícias ao Minuto

15:16 - 12/10/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Comunicado

O Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais ao início da tarde desta quinta-feira, que tomou a decisão de suspender o Comité Olímpico Russo "com efeitos imediatos".

Em causa está a "decisão unilateral" tomada pelo organismo, no passado dia 5 de outubro, de incluir as "organizações desportivas regionais (NOC)" ucranianas de Donetsk, Kherson, Luhansk and Zaporizhzhia "como seus membros".

O COI sublinha que esta atitude "constitui uma violação da Carta Olímpica, porque viola a integridade territorial  das NOC da Ucrânia". Face ao sucedido, o país "deixa de ter o direito de operar enquanto um Comité Olímpico Nacional", pelo que "não pode receber fundos do Movimento Olímpico".

"Tal como consta na posição do COI e nas recomendações de 28 de março de 2023, que permanecem totalmente em vigor, o COI reserva o direito de decidir sobre a participação de atletas individuais neutros com passaporte russo nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão, em 2026, na altura devida", acrescenta.

A terminar, o organismo avisa que "também reserva o direito de tomar qualquer decisão posterior ou medida dependendo do desenvolvimento desta situação"

Leia Também: Do cricket ao squash. Os 5 desportos que podem chegar aos Jogos Olímpicos

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório