Xavi encara o FC Porto como teste o ideal ao Barcelona
O embate entre FC Porto e FC Barcelona, na quarta-feira, da segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões de futebol, servirá de exame ao momento do campeão espanhol, observou hoje o treinador 'blaugrana' Xavi Hernández.

© Getty Images

Desporto Liga dos Campeões
"Temos jogadores muitos bons e mais experientes. Alguns nunca tinham vencido títulos antes de chegarem a este clube, mas já temos mais tempo de trabalho e reforçámo-nos bem. Há ilusão, fé e esperança de que possamos estar ao nível que é necessário, mas veremos. Temos um grande encontro contra um clube histórico, que possui uma equipa agressiva e dinâmica, um treinador muito bom e ótimos futebolistas. Estamos no palco perfeito para fazer uma grande partida", avaliou o técnico, em conferência de imprensa.
As duas equipas estão igualadas no topo da 'poule', após os 'dragões' terem vencido os ucranianos do Shakhtar Donetsk (3-1), num jogo disputado em Hamburgo, na Alemanha, devido à invasão da Rússia à Ucrânia, enquanto o campeão espanhol derrotou em casa os belgas do Antuérpia (5-0), com dois golos e uma assistência do português João Félix.
"Jogo mais importante da 'poule'? Não penso assim, mas em conquistar os três pontos e em assegurar a qualificação para a próxima fase. Esperamos um oponente intenso, com bastante velocidade na frente e forte nas transições. O FC Porto gosta de ter a bola, mas fecha bem a defesa, faz boa pressão, ganha duelos e é forte nas bolas paradas", referiu Xavi, preparado para a hipótese de os 'dragões' alinharem com quatro ou cinco defesas.
Privados dos lesionados Frenkie de Jong, Pedri e Raphinha, que representou Vitória de Guimarães e Sporting, da I Liga portuguesa, os catalães chegam ao recinto portista sem derrotas em 2023/24 e tentam acelerar o objetivo de regressarem aos oitavos de final da Liga dos Campeões, após terem 'caído' logo na primeira fase das últimas duas edições.
"Parece que estamos a ver fantasmas na 'Champions', mas já se ganhou muita coisa. O Ilkay Gündogan e o João Cancelo são campeões europeus em título [pelo Manchester City]. Podemos pensar positivo e reparar que já estamos numa nova época e temos um plantel diferente e com mais experiência. Começámos bastante bem esta prova, somos líderes do grupo e temos de competir com todo o caráter e sem complexos", enquadrou.
Xavi Hernández, que renovou recentemente contrato com o FC Barcelona até 2025, vai cumprir o 100.º encontro no comando do clube 'blaugrana', no qual se tinha notabilizado como médio e capitão, vencendo a principal prova europeia de clubes por quatro vezes.
"Aprendi a não estar demasiado eufórico quando as coisas nos correm bem ou bastante derrotista quando nada nos sai. Sou uma pessoa emocionalmente bastante equilibrada e tento transmitir isso aos atletas. Considero que temos um jogo ofensivo. Quando fomos corajosos, as coisas correram-nos bem. Por isso, não temos de mudar nada. Contudo, devemos estar atentos à defesa. Há que ter equilíbrio, mas sermos dinâmicos", apontou o técnico do atual segundo colocado do escalão principal espanhol, atrás do Real Madrid.
O FC Porto recebe o FC Barcelona, ambos com três pontos, na quarta-feira, a partir das 20:00, no Estádio do Dragão, no Porto, em encontro da segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões, que será arbitrado pelo inglês Anthony Taylor, horas depois de os belgas do Antuérpia medirem forças em casa face aos ucranianos do Shakhtar Donetsk.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários