Marcelo Rebelo de Sousa fala em percurso excecional dos lobos no Mundial

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que a seleção portuguesa tem tido um percurso excecional no Mundial de râguebi, antes do encontro com a Austrália.

Notícia

© Getty Images

Lusa
01/10/2023 17:13 ‧ 01/10/2023 por Lusa

Desporto

râguebi

"As expectativas já nem são expectativas, são realidades. Até agora, o percurso da equipa portuguesa tem sido excepcional. Excepcional pelo leque de equipas presente nesta fase final, excepcional no jogo contra o País de Gales. Basta comparar o resultado do País de Gales com Portugal e o resultado do País de Gales com a Austrália. Excepcional por estarmos aqui, com o que isso significa, numa equipa que tem ainda tanto, tanto de amadora", disse.

Em Saint-Étienne, para ver o terceiro jogo de Portugal no Mundial França2023, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que os 'lobos' têm sido importantes "na projeção mundial do desporto português e de Portugal".

"Um passo muitíssimo importante num desporto que é muito especial. É um desporto feito de rigor, de disciplina, de respeito por todos. Todos os desportos supostamente são assim. Mas este é particularmente rigoroso nessa matéria. E tem sido, para usar uma expressão que não é portuguesa, mas se aplica bem, de 'fair play' notável de qualidade, de entrega, de coletivo, a atuação da equipa portuguesa", assumiu.

Sobre o encontro com a Austrália, Marcelo Rebelo de Sousa, que assumiu gostar de râguebi, considerou que Portugal vai defrontar "um colosso", um "mito" do desporto mundial.

"Este é um mito. Mas nós também, à nossa maneira, temos razão para considerar que Portugal tem muito de mito, de força interior desde sempre", referiu.

O chefe de Estado considerou que "a comunidade portuguesa é muito, muito, muito importante, em França", considerando que é importante perceber que o apoio dos lusos no estrangeiro "não é monopólio do futebol".

"Se quiser, é monopólio de Portugal, ou monopólio do espírito nacional. [...] Os portugueses nunca falham. Nunca falham. E os jogadores portugueses também nunca falham", afirmou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que, em Saint-Étienne, vai sofrer "por milhões de portugueses".

"Cada um sofre nas bancadas por si, pela família, pelos amigos, por Portugal, nós sofremos a pensar nos milhões de portugueses que estão no território físico, mas também nos milhões de portugueses que estão fora do território físico, o que neste caso ainda é mais importante", afirmou.

Por fim, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que esta "é uma equipa muito jovem, é uma equipa que não só tem um grande presente, mas tem muito futuro".

Depois da derrota com o País de Gales e o histórico empate com a Geórgia, Portugal defronta hoje a Austrália, a partir das 16:45 (hora de Lisboa).

 

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Nuno Lobo

"Empate na Luz? Salão de festas, só o FC Porto tem direito de festejar"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3354
7Famalicão3344
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3337
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Trânsito

Sabe a diferença entre estes dois sinais? Atenção, pode custar-lhe caro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas