O Sevilha foi um dos clubes que se manifestaram contra o caso Negreira, que investiga anos de favorecimento dos árbitros ao Barcelona, que nos últimos dias foi acusado de um alegado crime de suborno, tal como alguns dos seus antigos dirigentes.
A apenas poucas horas do encontro entre os dois clubes no Estádio Lluis Companys, o conjunto andaluz emitiu um comunicado oficial no qual, entre outras coisas, suspende todos os atos cerimoniais conjuntos e não se fará representar institucionalmente no camarote presidencial de Montjuic. Assim, o presidente José Castro e o vice-presidente José María del Nido Carrasco assistirão ao jogo noutro local.
Comunicado oficial do Sevilla:
O Sevilha FC, na sequência das últimas notícias e desenvolvimentos do Caso Negreira e da nova acusação por alegado suborno ao FC Barcelona e a alguns dos seus antigos diretores, deseja comunicar, por respeito à competição e aos nossos adeptos, que:
-Demonstra a sua total indignação e repúdio pelas práticas levadas a cabo pelos antigos dirigentes do FC Barcelona acusados no Caso Negreira, práticas que alegadamente constituem um crime para o Tribunal de Instrução número 1 de Barcelona, tal como consta do despacho publicado nos meios de comunicação social.
-Rejeita o comportamento do clube azulgrana durante os períodos em que estas infracções foram alegadamente cometidas.
Por este motivo, o Sevilla FC suspendeu os actos cerimoniais correspondentes ao jogo da Liga desta sexta-feira, 29 de setembro, entre o clube azulgrana e o Sevilla FC, e anuncia a ausência de representação no camarote do estádio de Montjuic.
-Deseja manifestar o seu mais profundo respeito pelos sócios e portadores de bilhetes de época do FC Barcelona, bem como pelos seus actuais empregados e dirigentes que trabalham diariamente no FC Barcelona e que estão indiretamente envolvidos neste caso.
-Manifesta o seu respeito pelo sistema de justiça espanhol, pela presunção de inocência e pelas decisões que possam ser tomadas, a qualquer título, nos tribunais competentes, bem como nos órgãos sancionatórios correspondentes.
-Espera que, para o bem da competição, todas as responsabilidades no caso Negreira sejam esclarecidas à luz das últimas considerações do juiz.
-Confia em que factos como os que alegadamente ocorreram não se voltem a repetir e que os órgãos federativos competentes garantam, a partir de agora, a limpeza de todas as competições em que o Sevilha FC também participou durante os períodos em que foi investigado o caso do FC Barcelona.
ℹ️ Comunicado oficial del #SevillaFC.#WeareSevilla
— Sevilla Fútbol Club (@SevillaFC) September 29, 2023