Benfica-FC Porto: Águia voa ou continua a pagar a 'conta da Luz'?
O derradeiro triunfo dos encarnados na Luz remonta a... 7 de outubro de 2018, era então Rui Vitória ao leme das águias.

© Getty Images

Desporto Antevisão
Benfica e FC Porto defrontam-se, esta sexta-feira, a partir das 20h15, no Estádio da Luz, num duelo relativo à 7.ª jornada da I Liga.
As duas equipas aparecem separadas por apenas um ponto, com vantagem para o líder do campeonato, a par do Sporting, com 16 pontos.
Águias e dragões já se encontraram por 253 vezes, com a equipa da Invicta em vantagem: 101 vitórias, constrastando com os 90 triunfos do vigente campeão nacional. No Estádio da Luz, os encarnados têm vantagem nos duelos contra a FC Porto: 62 triunfos em 118 partidas, enquanto a equipa de Sérgio Conceição tem 25 triunfos.
Dar conta ainda que nos últimos 12 embates entre estas duas equipas, o Benfica apenas venceu em duas situações, contra oito dos azuis e brancos, sendo que o derradeiro triunfo dos encarnados na Luz remonta a... 7 de outubro de 2018, era então Rui Vitória ao leme das águias.
Treinadores em discurso direto
Roger Schmidt
FC Porto ganhou últimos clássicos na Luz: "Isso faz parte da história. São estatísticas. Falam nisso na imprensa, mas isso é trabalho dos jornalistas, não é o meu trabalho. O jogo de amanhã nada tem a ver com os dois jogos anteriores e nada a ver com o jogo da Supertaça. Vão ter um peso nulo no jogo de amanhã. A equipa tem de estar preparada. A equipa que conseguir o domínio e encontrar o momento mais eficaz para ferir o adversário, será aquela que vai ganhar. As duas equipas vão estar muito preparadas e motivadas para dar tudo pelos três pontos. Espero que sejamos nós."
Benfica mais pressionado por estar atrás? "Ser campeão em Portugal não é fácil, o que significa que temos de ganhar os três pontos em todos os jogos e especialmente contra os rivais diretos. Se conseguirmos os três pontos, ficamos com uma vantagem. A pressão existe sempre, não apenas nos jogos contra equipas de topo."
Bah e Di María aptos? "Todos os jogadores treinaram hoje. Di María e Neres juntos? Depende muito do momento de forma dos jogadores e da abordagem tática da equipa ao jogo. A definição do onze também implica ter boas opções no banco para lançar durante o jogo. É preciso ter esse equilíbrio e é um fator determinante para podermos ser campeões, como fomos na época passada. É necessário que os jogadores estejam juntos e focados, especialmente nestes jogos grandes. Precisamos de ter jogadores de topo no banco."
Sérgio Conceição
Diferenças em relação à Supertaça: "Antes de mais peço desculpa pelo atraso. Segundo, queria dar os parabéns a todas as pessoas que fizeram e fazem a história deste grandíssimo clube e esta grande instituição que é o FC Porto, e a todos os sócios, adeptos e simpatizantes, que são a verdadeira alma do clube. Em relação ao jogo, não podemos prever o que vai acontecer. Podemos estar estar preparados para os diferentes momentos e dar o nosso máximo. Depois, o jogo tem a sua história e o seu caminho dependendo do que acabei de dizer. Vai ser um clássico, um jogo sempre difícil, perante o campeão nacional. Temos esse respeito, mas também a ambição de ir à Luz ganhar."
Valor dos plantéis: "São apenas números. Sabemos que o Benfica fez cerca do dobro do investimento [do FC Porto], mas isso vale o que vale. Falando do FC Porto, é importante termos plantéis equilibrados e que nos deem garantias de sermos competitivos em todas as provas. Se olhar para isso, então as equipas que têm orçamentos inferiores, e nós temos defrontado algumas, não têm a ambição e a vontade de nos ganhar. E não é isso que se vê. Isso conta pouco."
Sucesso na Luz: "O meu trabalho a nível emocional é menor nos grandes jogos. O campeonato é uma prova de regularidade. Não nos adianta estar muitíssimo bem num jogo e nos outros isso não acontecer. O plano de jogo faz parte do nosso trabalho ao longo da semana. Esse passado recente não conta nada e, como dizia, o jogo ganha a sua vida dependendo do que fizermos. Temos humildade suficiente para perceber que do outro lado está o campeão nacional, com jogadores de altíssimo, tal como nós, e queremos muito ganhar mais uma batalha, para que no final esses jogos e essa importância seja visível nos títulos conquistados, neste caso, o campeonato."
Últimos onzes:
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, Morato, Nicolás Otamendi, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Florentino Luís, David Neres, Rafa Silva, João Mário, Petar Musa.
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Stephen Eustaquio, Alan Varela, André Franco, Iván Jaime, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi.
Últimos resultados:
Benfica: V-D-V-V-V
FC Porto: V-V-V-E-V
Ausências:
Benfica: André Gomes.
FC Porto: Evanilson, Veron, Marcano, Zaidu e Pepe.
Leia Também: "Di María e David Neres juntos no onze? É preciso ter equilíbrio..."
Leia Também: Sérgio Conceição clarifica situação de Pepe: "Não há caso nenhum..."
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários