Ginasta negra sem medalha. Polémica estala apenas... um ano e meio depois

O vídeo do evento, em março de 2022, mostra um juiz a entregar medalhas de participação a jovens ginastas, mas ignorando a única rapariga negra.

2000 Olympics

© Getty Images

Notícias ao Minuto
27/09/2023 15:00 ‧ 27/09/2023 por Notícias ao Minuto

Desporto

República da Irlanda

A Ginástica Irlandesa suprimiu uma carta de desculpas  a uma jovem ginasta cujo tratamento numa cerimónia de entrega de medalhas em 2022 provocou indignação internacional, recusando-se a reconhecer ou a combater o racismo sistémico no desporto, segundo a sua família.

O vídeo do evento, em março de 2022, mostra um juiz a entregar medalhas de participação a jovens ginastas, mas ignorando a única rapariga negra. Um fotógrafo, um treinador e outros funcionários observam sem intervir, com um público de centenas de pessoas nas bancadas.

Os responsáveis da Gymnastics Ireland recusaram-se a participar na mediação, considerando efetivamente o incidente de março de 2022 como uma disputa puramente pessoal entre a família e uma mulher, segundo a família da ginasta.

O GI, o órgão dirigente nacional do desporto, não assumiu qualquer compromisso em declarações públicas para investigar o incidente, implementar políticas antirracismo ou melhorar a proteção dos atletas de cor. Durante 18 meses, não apresentou qualquer pedido de desculpas à família, segundo noticiou o The Guardian.

"É inacreditável que tratem uma menina desta forma", disse a mãe ao Guardian. "É um problema sistémico, porque quando vocês [GI] não se pronunciam, a mensagem é que estão satisfeitos por isto continuar".

O nome da mãe não é revelado para proteger a privacidade da rapariga, que é menor de idade, e porque se receia que a família possa vir a ser alvo de abusos racistas. O funcionário em questão negou qualquer comportamento racista e quis pedir desculpa à família pelo desprezo. A rapariga acabou por receber uma medalha.

Pouco depois do incidente, Simone Biles, a ginasta americana considerada por muitos como a melhor de todos os tempos, contactou a família e enviou à rapariga uma mensagem de vídeo privada de apoio. Este mês, as imagens voltaram a tornar-se virais e Biles tornou pública uma mensagem de apoio à rapariga e de condenação do tratamento que lhe foi dado.

“Quando este vídeo estava a circular, os pais delas falaram comigo. Parte-me o coração ver isto, por isso enviei-lhe um pequeno vídeo. Não há espaço para o racismo em nenhum tipo de desporto!!!”, frisou.

Leia Também: Atlético anuncia lesão de Ángel Correa com 'farpa' ao Real Madrid

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas