Benfica vive pesadelo austríaco e arranca em falso na Champions

Águias tiveram entrada para esquecer e aos 15 minutos já perdiam e jogavam em desvantagem numérica perante um Salzburgo altamente eficaz. Segue-se a visita a Milão na próxima jornada.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
20/09/2023 21:56 ‧ 20/09/2023 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Liga dos Campeões

O Benfica viveu, esta quarta-feira, uma noite de autêntico pesadelo... austríaco. As águias foram derrotadas pelo RB Salzburgo (0-2), em pleno Estádio da Luz, no arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões, e tudo correu mal à formação orientada por Roger Schmidt. 

Aos 15 minutos, o Benfica já se encontrava a jogar com menos uma unidade e em desvantagem no marcador, sendo que o resultado até podia mais avolumado naquela altura. Com o guardião visitante a brilhar, os esforços encarnados de nada valeram ao cabo dos 90 minutos.

O Benfica arrancou, assim, em falso na nova edição da Champions e na próxima jornada terá aquele que será o jogo teoricamente mais complicado desta fase de grupos: a visita ao Inter. 

No outro jogo do grupo D, Real Sociedad e Inter (1-1) dividiram pontos, o que quer dizer que é a equipa portuguesa que ocupa a última posição no grupo. 

Filme do jogo 

O Benfica entrou da pior maneira na partida, vendo o árbitro assinalar uma grande penalidade a favor do Salzburgo logo aos dois minutos. Trubin derrubou Pavlovic em falta na grande área, na sequência de um canto, e o turco Halil Umut Meler aponto de imediato para a marca do castigo máximo. 

Konaté foi chamado a converter o penálti mas tirou mal as medidas à baliza encarnada e atirou... para as bancadas 

As águias livraram-se do susto e até reagiram bem com João Mário a acertar em cheio no poste, após jogada combinada com Rafa. 

O golo não surgiu para as águias e o pior veio pouco depois, quando António Silva (13') viu o vermelho direto na tentativa desesperada de evitar que a bola entrasse na baliza de Trubin. O internacional português tentou cortar com a cabeça, mas acertou na bola com a mão esquerda, motivando um vermelho e um... penálti. 

Desta feita, Kanoté deu a vez a Simic (15') que não perdoou e converteu o castigo máximo em golo, colocando o Salzburgo em vantagem no marcador. 

Roger Schmidt não perdeu tempo e fez entrar Morato para o lugar de João Mário para recompor a linha defensiva. O Benfica perdeu uma unidade, mas foi se revelando perigoso, especialmente a partir dos corredores. 

Di María (de canto direto!) e Rafa chegaram a ter o empate nos pés, tal como Musa, mas o guardião Alexander Schlager (com alguma sorte à mistura, diga-se) ia evitando que as águias restabelecessem o empate no marcador. 

Ao intervalo a desvantagem encarnada era uma realidade, não só no marcador como também no número de unidades em campo. 

A segunda parte teve uma ponta inicial semelhante à da primeira. O Benfica ficou à beira do golo, com Rafa a abrir para Musa que atirou para defesa apertada do guardião adversário. Dois minutos depois, novo balde de água fria na Luz. 

A defesa do Benfica distraiu-se, Aursnes falhou na dobra aos centrais e Gloukh assistiu Gloukh (52') para o segundo golo austríaco da noite. 

O Salzburgo ficou ainda mais confortável e ia gerindo o jogo a seu bel-prazer, mexendo também com os nervos dos jogadores do Benfica (e com os adeptos presentes na bancada, também), por conta das constantes demoras na reposição da bola. 

A noite era mesmo de Schlager que impedia todos os lances de perigo. João Neves, aos 66 minutos, apareceu de rompante na grande área para atirar de cabeça, mas o guardião austríaco voltou a brilhar com nova defesa impossível. 

Roger Schmidt apenas voltou a mexer aos 77 minutos, fazendo entrar David Neres e Chiquinho para os lugares de Di María e Kokçu. No entanto, nem esta dupla, nem a e Tiago Gouveia e Tengstedt, que entrou pouco tempo depois, tiveram tempo (e espaço) para dar ao volta ao texto. 

O resultado não mais se alterou e registou-se o pior cenário para o Benfica: derrota em casa perante o adversário que, em teoria, seria o mais acessível nesta fase de grupos. Segue uma sempre temida viagem a Milão, agendada para 3 de outubro. 

Momento do jogo: O penálti cometido por Trubin, logo aos dois minutos, destabilizou equipa. A noite de pesadelo começou aí. 

Equipas iniciais 

Antevisão

O Benfica recebe, na noite desta quarta-feira, o RB Salzburgo, na jornada de arranque da fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de terem chegado aos quartos de final das últimas duas edições da Champions, as águias voltam a entrar em prova e têm pela frente o crónico campeão austríaco. 

Curiosamente, estes dois clubes nunca se defrontam quando se trata das equipas principais, mas há um dado histórico que inclui ambos. Em 2021/22 o Benfica conquistou a UEFA Youth League depois de vencer a formação austríaca na final por... 5-1.

O pontapé de saída está agendado para as 20h00 no Estádio da Luz com a arbitragem a ficar a cargo do turco Halil Umut Meler. À mesma hora, e no mesmo grupo D, Real Sociedad e Inter medem forças. 

Siga todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: Juniores do Benfica estreiam-se na Youth League com um empate

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Há quem peça "pastéis de nata" a  Aktürkoglu na Turquia

Turquia

Há quem peça "pastéis de nata" a Aktürkoglu na Turquia

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2662
2Benfica2559
3FC Porto2653
4Sp. Braga2653
5Santa Clara2643
6Vitória SC2641
7Casa Pia2636
8Estoril2636
9Famalicão2634
10Moreirense2631
11Rio Ave2629
12Arouca2629
13C.D. Nacional2629
14Gil Vicente2523
15AVS2623
16Estrela2623
17Farense2617
18Boavista2615
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault 5 Turbo 3E tem motores nas rodas de trás (literalmente)

Renault

Renault 5 Turbo 3E tem motores nas rodas de trás (literalmente)

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas