Shakhtar-FC Porto: Dragão abre as hostes dos lusos pelo cheque milionário

Equipa de Sérgio Conceição vai disputar a ronda inaugural da Liga dos Campões em Hamburgo, na Alemanha, em função dos conflitos entre Ucrânia e Rússia.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
19/09/2023 08:02 ‧ 19/09/2023 por Miguel Simões

Desporto

Antevisão

Vai começar a aventura da Liga dos Campeões e, esta terça-feira, é o FC Porto a primeira equipa portuguesa a entrar em campo, frente ao Shakhtar Donetsk, nas contas do grupo H, sendo que os duelos de Benfica e Sporting de Braga estão agendados para esta quarta-feira, diante de Red Bull Salzburgo e Napoli, respetivamente.

Os dragões deslocam-se até Hamburgo, na Alemanha, atendendo aos conflitos entre Ucrânia e Rússia que impedem o conjunto de Donetsk de disputar as provas europeias em casa, pelo que o jogo será disputado em campo neutro, no Volksparkstadion.

Numa altura em que o Shakhtar Donetsk assume a liderança isolada do campeonato ucraniano, com cinco triunfos e dois empates, enquanto o FC Porto divide esse estatuto com o Sporting e o Boavista em Portugal, com quatro vitórias e uma igualdade.

Após 23 dias de suspensão, Sérgio Conceição voltou a orientar a sua equipa a partir do branco, na passada sexta-feira, frente ao Estrela da Amadora (0-1), num início de temporada em que os azuis e brancos têm sentido dificuldade em ganhar jogos por mais do que um golo de diferença. Será isso algo que mudará na ronda inaugural da Liga dos Campeões?

O jogo tem apito inicial agendado para as 20 horas (horário de Portugal Continental), no Volksparkstadion, em Hamburgo, contando com a arbitragem do italiano Davide Massa. Poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Treinadores em discurso direto

 Patrick van Leeuwen

Análise ao FC Porto: "Olho sempre com atenção e muito cuidado para as equipas estrangeiras. O FC Porto é sempre uma daquelas a que presto atenção, pois tem ideias sobre o futebol iguais às minhas, nomeadamente no desenvolvimento dos jovens, em dar-lhes oportunidades na equipa principal. Também tenho muitos amigos que trabalharam e trabalham no clube, por isso acompanho com atenção".

Jogar fora da Ucrânia por força da guerra: "O clube decidiu jogar as provas europeias em Hamburgo, depois de ver várias opções. Desta vez, em Varsóvia era menos interessante. A venda de bilhetes diz que foi uma boa decisão. Estamos muito satisfeitos com a mudança".

Defesa da pátria: "É muito mais difícil pensar em futebol, quando temos problemas em, simplesmente, viajar de cidade para cidade. Os clubes que participam na Liga da Ucrânia e fazem o melhor que podem para oferecer futebol aos seus compatriotas. Jogamos por todo um país".

Sérgio Conceição

Análise ao Shakhtar Donetsk: "Nós estamos habituados a ver o Shakhtar a ser a equipa número 1 na Ucrânia e a estar presente na Liga dos Campeões. É um momento difícil para o povo ucraniano. Estamos todos solidários. Como o Pepe deu a entender, eles tentam honrar uma luta pelo seu país. Vamos ter pela frente uma equipa super motivada. Têm muita qualidade, desde estrangeiros a jogadores formados no clube. Nestes jogos da Liga dos Campeões, quando se defrontam equipas de alto gabarito, é importante estar atento. Será um bom espetáculo. Espero que possamos ganhar não por debilidades do adversário, mas por aquilo que vamos fazer no jogo".

Importância antes de defrontar Barcelona: "São três pontos sempre. É um grupo equilibrado. Temos o Antuérpia, o campeão belga. Sei das dificuldades lá. Temos também o campeão espanhol [o Barcelona] e do Shakhtar já falei. Em termos teóricos é uma coisa, no plano prático vamos ver o que conseguimos fazer".

Adaptações às mudanças: "Nestes seis anos estreámos cerca de 40 jogadores na Champions. Olhando para 2004 e 2011, bons anos do FC Porto na Europa, havia uma espinha dorsal de alguns anos. Não estou aqui a falar de questões de mercado. Mas todos os dias há um recomeçar constante. Acabamos um jogo, pensamos no outro. Acho que este sétimo ano é como os casamentos (risos). Há a crise do sétimo ano, como costumam dizer, mas parece que há muita gente a tentar criar essa confusão, essa instabilidade... Não sei se a analogia é boa. É o que vem à cabeça e é sentido também (gargalhadas)".

Últimos resultados

Shakhtar Donetsk: V-V-V-E-V

FC Porto: V-E-V-V-V

Últimos onzes

Shakhtar Donetsk: Artur Rudko, Yukhym Konoplia, Stav Lemkin, Yaroslav Rakitskiy, Irakli Azarovi, Taras Stepanenko, Georgiy Sudakov, Dmytro Kryskiv, Oleksandr Zubkov, Oleksii Kashchuk e Danylo Sikan.

FC Porto: Diogo Costa, Pepe, David Carmo, Iván Marcano, André Franco, Alan Varela, Gonçalo Borges, Iván Jaime, Wenderson Galeno, Evanilson e Fran Navarro.

Ausências

Shakhtar Donetsk: Bondar, Matvienko, Chygrynskiy e Lassina Traoré (lesionados)

FC Porto: Pepê (castigado), Danny Namaso, Gabriel Veron, Evanilson e Iván Marcano (lesionados)

Leia Também: Atenção, FC Porto. Shakhtar cimenta liderança antes de duelo na Champions

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Gattuso faz a barba 22 anos depois (por uma boa causa). Eis o resultado

Croácia

Gattuso faz a barba 22 anos depois (por uma boa causa). Eis o resultado

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1333
2Benfica1231
3FC Porto1331
4Santa Clara1327
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1320
8Famalicão1318
9Rio Ave1315
10Casa Pia1314
11Estoril1314
12Gil Vicente1313
13Estrela1312
14Boavista1311
15AVS1311
16C.D. Nacional129
17Farense139
18Arouca138
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Alibaba

'Range Rover' elétrico a pouco mais de 3.000 euros na internet. Compensa?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas