Marques titular e Madeira é baixa de última hora no Mundial

O formação Samuel Marques vai ser titular frente ao País de Gales, mas o 2.ª linha José Madeira é baixa de última hora para a estreia de Portugal no Mundial de râguebi França2023, anunciou hoje o selecionador.

Notícia

© Lusa

Lusa
14/09/2023 21:07 ‧ 14/09/2023 por Lusa

Desporto

Mundial râguebi

Marques treinou condicionado durante toda a semana, mas recuperou para o jogo de sábado, às 16:45 (hora de Lisboa), em Nice, enquanto Madeira sentiu dores musculares num dos gémeos e vai falhar um encontro da seleção portuguesa pela primeira vez desde a chegada de Patrice Lagisquet ao comando da equipa.

"Precisámos de testar o Samuel hoje e está OK. É um jogador muito importante na nossa equipa, decisivo, porque temos um número 10 jovem e a sua experiência é importante", justificou o técnico francês, em conferência de imprensa, em Nice.

Já sobre José Madeira, o técnico explicou que "sentiu uma pequena dor no gémeo" e que não quis "esperar por amanhã (sexta-feira)" para tomar uma decisão, pois tinha a noção de que "não estaria capaz de jogar".

"O Martim Belo vai iniciar o jogo e o Thibault de Freitas vai estar no banco com o David Wallis", revelou Lagisquet.

Sobre o País de Gales, que anunciou uma equipa com 13 alterações em relação ao 15 titular que venceu Fiji por 32-26 na primeira jornada do Grupo C, Lagisquet assumiu que já esperava muitas alterações no adversário de sábado, uma vez que o jogo dos britânicos com Portugal calha "entre Fiji e Austrália".

Mostrou-se, por isso, mais preocupado com a previsão meteorológica para sábado, que prevê chuva em Nice, o que vai tornar "difícil jogar bom râguebi".

"Não podemos pensar em passar a bola imediatamente para a ponta. Termos de nos adaptar, como qualquer equipa de râguebi. Termos de jogar um râguebi que seja competitivo com essas condições climatéricas", resumiu o 'Express de Bayonne'.

Questionado por um jornalista britânico sobre como é que Portugal pode vencer o País de Gales, o treinador admitiu que pensa sobre isso "há vários meses", mas lembrou que, "mesmo que tivesse a chave, nunca a revelaria".

"Temos de tentar jogar o nosso melhor, mostrar que melhorámos no 'scrum', nos alinhamentos, nos 'mauls', nas áreas decisivas do jogo. Temos de jogar com a nossa identidade e veremos o que acontece. Mas se pudéssemos ganhar, julgo que seria talvez com muita sorte", admitiu Lagisquet.

Ao seu lado, o capitão Tomás Appleton lembrou, a propósito da previsão de chuva e da lesão de José Madeira, que "vão sempre acontecer coisas que não se podem controlar", mas, acima de tudo, a equipa não pode "perder o foco".

"Temos um plano de jogo e uma identidade que acredito que seja mais favorável com a bola seca e a relva sem estar molhada, não podemos deixar que essas condições nos afetem. A motivação e a vontade não se alteram minimamente com as adversidades que têm aparecido", afirmou o centro da seleção lusa.

Portugal defronta o País de Gales, no sábado, em partida da segunda jornada do Grupo C do Mundial de râguebi França2023 prevista para as 16:45 (hora de Lisboa), no Stade de Nice, com arbitragem do inglês Karl Dickson.

A seleção portuguesa estreia-se na competição após ter ficado de 'folga' na primeira jornada, na qual o País de Gales venceu Fiji por 32-26 e a Austrália bateu a Geórgia por 35-15.

Os 'lobos' vão defrontar ainda a Geórgia, em 23 de setembro, a Austrália, em 01 de outubro, e as Fiji, em 08 de outubro.

O Campeonato do Mundo de râguebi França2023 teve início na sexta-feira e decorre até 28 de outubro.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Futsal

Histórico deixa recado no adeus ao Benfica: "Clube não terá proposta..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Skoda

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas