As notas do Sporting-Vizela: 'Patinho feio' de Alvalade virou 'cisne'

Paulinho mostrou que conta para Rúben Amorim após o 'brilharete' de Viktor Gyökeres na primeira parte.

Notícia

© Getty Images

David Silva
13/08/2023 08:01 ‧ 13/08/2023 por David Silva

Desporto

Análise

Foi 'de loucos' o primeiro jogo do Sporting, este sábado, na edição 2023/24 da I Liga. O resultado foi positivo: 3-2, diante do Vizela, no Estádio de Alvalade, a favor da equipa da casa. O problema foi a gestão do jogo por parte do Sporting, que foi excelente na primeira parte, e péssima na segunda metade. Paulinho 'salvou' os leões no minuto nove da compensação. 

Viktor Gyökeres mostrou desde cedo porque foi a contratação mais cara de sempre do Sporting. O avançado sueco liderou a frente de ataque da equipa da casa com mestria e marcou o primeiro da conta pessoal aos 14 minutos. Com uma simulação de remate, tirou dois adversários da frente e rematou cruzado, sem hipótese para Buntic. 

Apenas um minuto depois, o mesmo Gyökeres aumentou a contagem no marcador, com um novo lance de avançado 'puro'. Com um simples movimento de corpo deixou três defensores contrários para trás e rematou colocado para onde Buntic não chegava.

Rúben Amorim tinha dito na antevisão à primeira partida da I Liga que um dos principais problemas está na fase defensiva da equipa. "Temos de sofrer menos golos", avisou Rúben Amorim. E o primeiro jogo do campeonato este ano confirmou exatamente isso. O Sporting tinha o encontro controlado e deixou-se empatar com dois golos vindos 'do nada'.

Primeiro com Adán a ligar o 'complicómetro', aos 76 minutos, no lance do primeiro golo do Vizela - saiu a uma bola longa nas costas da defensiva leonina, mas ficou a meio da corrida. Essende, do Vizela, aproveitou e marcou um golo fácil, com a baliza escancarada. E depois, enquanto os leões se recompunham do 'choque', um cruzamento venenoso de Tomás Silva para os pés de Nuno Moreira originou o empate. Um golo marcado por um jovem formado em Alvalade.

Paulinho, que tinha entrado no decorrer do jogo, acabou por evitar uma 'hecatombe' no primeiro jogo oficial da época. Com o Sporting a apostar no chuveirinho (e o clássico Coates adaptado a ponta-de-lança) uma bola sobrou para o avançado português, que atirou bem de pé direito para o fundo das redes. Isto ao nono minuto de compensação. Contas feitas, vitória do Sporting por 3-2, sobre o Vizela.

Figura

É visto por muitos como o 'patinho feio' de Alvalade, mas Paulinho revelou-se o 'cisne' no meio do pântano. Ao entrar foi ovacionado (talvez as notícias que deram conta da rejeição de várias propostas vindas da Arábia Saudita e da Rússia tenham ajudado) e acabou por decidir o encontro com estilo, num remate de primeira, aos 90+9'. 

Surpresa

Viktor Gyökeres vinha com selo de qualidade - custou 20 milhões de euros, mais quatro em objetivos, tornando-se o jogador mais caro da história leonina - mas isso era apenas a teoria. Na prática, mostrou mesmo que pode um 'jackpot' para Rúben Amorim. Tem capacidade finalizadora, dá boas linhas de passe e parece atacar a profundidade na perfeição, ao gosto do treinador leonino. 

Desilusão

Num dos raros momentos em que foi chamado ao jogo,  Antonio Adán quase deitou tudo a perder. O guarda-redes espanhol leu mal uma abordagem a um passe em profundidade e deixou a baliza escancarada aos 76 minutos, originando o primeiro golo do Vizela e muita ansiedade em Alvalade.

Treinadores

Rúben Amorim: Na primeira parte parecia que o plano do treinador leonino estava a resultar. Grande mobilidade no ataque, com Gyökeres a dar profundidade e os alas a servir bem as zonas centrais. Mas as substituições na segunda parte parecem ter tido alguma influência negativa no resultado. Marcus Edwards e Esgaio não se mostraram e a equipa 'adormeceu', a pensar que o resultado estava controlado.

Pablo Villar: No primeiro jogo oficial pelo Vizela na I Liga, e talvez num dos encontros mais importantes da carreira do jovem treinador espanhol, a sua equipa conseguiu bater-se contra um grande do futebol nacional. Apesar do empate ter sido, aparentemente, fruto da desconcentração do Sporting, Villar só pode sair com nota positiva neste encontro.

Árbitro:

Fábio Melo foi uma opção de recurso após a lesão de André Narciso durante os últimos dias, mas o árbitro principal soube dar conta do recado e não teve grande influência no resultado. O primeiro golo do Vizela ainda foi alvo de análise do videoárbitro, por eventual fora de jogo, mas André Narciso esteve bem em validar o golo. Os oito minutos dados na compensação da segunda parte não parecem ter sido exagerados.

Leia Também: Amorim e os assobios dos adeptos: "O que vi foi um clube grande"

Leia Também: De 'loucos'. Paulinho entrou e salvou assim o Sporting ao cair do pano

Leia Também: 'Milagre' de Paulinho evita entrada em falso do Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Premier League

Após falhar jogo por lesão, Trippier envolto em polémica com bar de strip

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

MotoGP

E depois da queda? O programa de Miguel Oliveira no GP do Reino Unido

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas