Estados Unidos e Países Baixos empatam no grupo de Portugal

Estados Unidos, bicampeões em título, e Países Baixos, finalistas em 2019, mantiveram-se hoje na liderança partilhada do Grupo E do Mundial feminino de futebol de 2023, que inclui Portugal, ao empatarem 1-1, na segunda jornada.

USA v Netherlands: Group E - FIFA Women's World Cup Australia & New Zealand 2023

© Getty Images

Lusa
27/07/2023 07:18 ‧ 27/07/2023 por Lusa

Desporto

Mundial feminino

No Estádio Regional de Wellington, Jill Roord deu vantagem às neerlandesas, aos 17 minutos, mas a capitã Lindsey Horan resgatou a igualdade para as detentoras de quatro êxitos (1991, 1999, 2015 e 2019) e outros tantos pódios, aos 62.

A reedição da final da última edição do Mundial, que tinha sido dominada pelas líderes do ranking da FIFA (2-0), significou o fim do recorde de 13 vitórias consecutivas das norte-americanas em fases finais de Mundiais, apesar de estarem agora invictas há 19 duelos.

Os Estados Unidos e os Países Baixos têm quatro pontos e prosseguem juntos nas duas primeiras posições da 'poule' - com superioridade das bicampeãs na diferença de golos -, algumas horas antes de Portugal e Vietname se defrontarem na cidade neozelandesa de Hamilton, após terem começado com derrotas as respetivas estreias absolutas na prova.

Quatro dias depois de terem batido as portuguesas (1-0), as neerlandesas voltaram a neutralizar um arranque pressionante das adversárias, expresso numa tentativa de Savannah DeMelo, e foram eficazes a aproveitar uma 'arrancada' de Lieke Martens, tendo Victoria Pelova tocado para Jill Roord atirar longe do alcance de Alyssa Naeher, aos 17 minutos.

As norte-americanas, que vinham de um triunfo na estreia sobre o Vietname (3-0), já não estavam em desvantagem em fases finais há 12 anos e rarearam em fluidez na primeira parte, com Trinity Rodman a importunar de fora da área a guarda-redes Van Domselaar.

Alex Morgan e Lindsey Horan criaram um par de investidas desenquadradas, sem gerar desconforto nos Países Baixos, que foram sustendo com bola as intenções dos Estados Unidos e quase elevaram a surpresa num remate de Dominique Janssen perto da trave.

A partida cresceu de ritmo depois do intervalo e regressou ao ponto de equilíbrio aos 62 minutos, quando Horan correspondeu de cabeça ao pontapé de canto cobrado na direita pela recém-entrada Rose Lavelle, marcando pela segunda ronda seguida neste Mundial.

Alternando alturas de brilhantismo e de hesitação, os Estados Unidos galvanizaram-se e viram Alex Morgan introduzir a bola na baliza contrária em posição ilegal, aos 66 minutos, enquanto Julie Ertz impediu que Esmee Brugts marcasse para os Países Baixos, aos 80.

A nona classificada do ranking mundial foi cedendo a nível físico e enfrentou as ameaças de reviravolta de Rodman, aos 82 minutos, e de Sophia Smith, 'heroína' do duelo com o Vietname, que viu Martens negar em cima da linha de golo a sua única ocasião, aos 84.

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas