Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Jogos Santa Casa atribuem bolsas a 24 atletas

Verba disponibilizada de 72 mil euros destina-se a ajudar na conciliação da preparação desportiva com a académica.

Jogos Santa Casa atribuem bolsas a 24 atletas
Notícias ao Minuto

18:46 - 18/06/14 por O Jogo

Desporto Verbas

Os Jogos Santa Casa (JSC) atribuíram esta quarta-feira bolsas a 24 atletas do programa de preparação olímpica Rio'2016, no valor total de 72.000 euros, numa iniciativa que pretende ajudar na conciliação das preparações académica e desportiva.

A iniciativa inédita, que se inclui no programa de responsabilidade social do Comité Olímpico de Portugal (COP), foi formalizada com a atribuição de uma bolsa de estudo anual, no valor de 3.000 euros, a atletas de oito modalidades.

José Manuel Constantino, presidente do COP, considerou no final da cerimónia, que decorreu na Santa Casa de Misericórdia, em Lisboa, que a iniciativa "é um estímulo e um contributo para os atletas".

O presidente do COP admitiu que a bolsa -- atribuída mediante candidatura prévia -- "não resolve todos os problemas, como por exemplo o da conciliação dos estudos com os treinos, mas é grande ajuda".

O judoca João Neto, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, mostrou-se satisfeito com "a medida de apoio concreto" e considerou-a "um incentivo para o percurso académico, que muitas vezes é difícil para os atletas".

A atleta Patrícia Mamona também se mostrou satisfeita com a iniciativa, mas admitiu que os estudantes universitários que integram a alta competição têm outros problemas por resolver.

"É uma boa ajuda. Eu, por exemplo, estou numa universidade privada", disse, acrescentando: "Temos ainda outros problemas para resolver, como a conciliação de exames e treinos".

A iniciativa, que contemplou atletas das modalidades de atletismo, canoagem, ginástica, judo, natação, remo, taekwondo e râguebi contou com a presença da maioria dos atletas contemplados e do vice-provedor da Santa Casa de Misericórdia, Paes Afonso.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório