Volta a França. Estrelas lamentam desistência de "lenda" Cavendish

As principais figuras da Volta a França lamentaram hoje a desistência de Mark Cavendish, com Tadej Pogacar a dizer-se "muito triste" e Jonas Vingegaard a assumir que teria gostado que o ciclista britânico ganhasse a 35.ª etapa.

Tour: Estrelas do pelotão lamentam desistência de "lenda" Cavendish

© Lusa

Lusa
08/07/2023 18:36 ‧ 08/07/2023 por Lusa

Desporto

Ciclismo

"Quando ouvi, durante a etapa, que o Mark tinha caído, fiquei verdadeiramente muito triste. Toda a gente queria que ele ganhasse uma etapa", defendeu o esloveno da UAE Emirates.

O sprinter britânico da Astana, que procurava isolar-se como recordista de vitórias em etapas na Volta a França, desistiu hoje durante a oitava etapa da 110.ª edição, na sequência de uma queda.

A cerca de 60 quilómetros da meta, da tirada de 200,7 entre Libourne e Limoges, o ciclista de 38 anos caiu, ficou agarrado à clavícula/ombro direitos e acabou por ser encaminhado para a ambulância, com o seu abandono a ser anunciado pela organização do Tour.

Cavendish, que soma 34 triunfos em etapas na Volta a França, os mesmos do belga Eddy Merckx, procurava isolar-se como recordista de vitórias na prova francesa na sua última época como profissional, tendo sido mesmo segundo na sétima tirada, na sexta-feira.

"Ele estava em forma. Ontem [sexta-feira] esteve muito perto [de ganhar]. É mesmo mau", lamentou Pogacar.

O bicampeão do Tour (2020 e 2021), de apenas 24 anos, confessou que 'Cav' era um dos seus ídolos na juventude. "Ainda me recordo de vê-lo sprintar nos Campos Elísios com a camisola da HTC. Queria ter o mesmo estilo, as mesmas pernas", revelou o esloveno.

Ao contrário do segundo classificado da geral, o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) só soube do azar do 'Expresso da Ilha de Man' na 'flash-interview' após a oitava etapa, ficando visivelmente surpreendido.

"Oh... lamento muito pelo Mark. Falo com ele, às vezes, durante a corrida, e ele é um tipo muito simpático. É muito triste ouvir que está fora da corrida. Adoraria tê-lo visto ganhar a 35.ª [etapa] e ficar com o recorde só para ele, em vez de ter de partilhá-lo [com Eddy Merckx]. Espero que ele esteja bem e que recupere bem", disse o dinamarquês.

Também o seu compatriota Mads Pedersen (Lidl-Trek), vencedor da oitava etapa em Limoges, diante dos belgas Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Wout van Aert (Jumbo-Visma), mostrou a sua admiração por aquele que é considerado o melhor sprinter de sempre.

"Para mim, foi um prazer poder correr com o Mark. Sempre tive uma boa relação com ele no pelotão, é tão triste que uma tamanha lenda tenha de terminar o Tour desta forma", declarou.

Recordando que o britânico ainda lhe deve uma camisola, Pedersen desejou o melhor a Cavendish e disse esperar poder alinhar na última corrida do homem da Astana, "para honrar uma lenda que se despede do ciclismo".

A tristeza pela inglória despedida de 'Cav' da prova que o 'eternizou' foi também assinalada pelo diretor do Tour, com Christian Prudhomme a reconhecer que este é "um dia muito emotivo", depois de "o melhor velocista na história" da corrida francesa ter sido forçado a abandonar.

"Na sexta-feira, durante uns segundos, pensámos que conseguiria [alcançar as 35 vitórias], mas agora acabou. Estamos todos tristes. Cavendish foi muito importante para o Tour", notou.

Prudhomme enalteceu ainda o respeito que o duas vezes vencedor da regularidade (2011 e 2021) sempre teve pela 'Grande Boucle', contando um episódio antigo: "Lembro-me que ele uma vez pedalava sozinho pelos Alpes, quase fora de controlo, mas queria terminar. Tivemos de pedir à polícia que ainda não abrisse as estradas".

O diretor do Tour garantiu ainda que Cavendish será "sempre bem-vindo" à prova, "com ou sem bicicleta".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Coldplay

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Fórmula 1

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas