Procurar

Portugal de duas caras perde ante ingleses e está fora do Euro de sub-21

Derrota também custa possibilidade de Portugal estar presente nos Jogos Olímpicos do próximo ano, em Paris.

Portugal de duas caras perde ante ingleses e está fora do Euro de sub-21

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
02/07/2023 18:53 ‧ há 2 anos por Francisco Amaral Santos

A seleção nacional de sub-21 foi, este domingo, eliminada do Campeonato Europeu da categoria ao ser derrotada pela seleção de Inglaterra (0-1) nos quartos de final da prova que está a decorrer na Geórgia e na Roménia. Um golo de Anthony Gordon (34'), em cima do intervalo, foi suficiente para colocar um ponto final na participação lusa que também deixa a certeza de que Portugal não estará presente nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.

Num jogo em que a equipa de Rui Jorge teve duas caras - na primeira parte entregou o comando do jogo aos ingleses e na segunda foi dono e senhor da partida - valeu a eficácia inglesa e a falta de sorte da formação das quinas. As entradas de Paulo Bernardo e Henrique Araújo até deram um novo alento a Portugal, que chegou a acertar na trave, mas os ingleses agarram-se à vantagem tangencial para confirmar um lugar nas meias-finais, onde vão defrontar Israel.

Aos 89 minutos, Portugal ainda dispôs de uma grande oportunidade para chegar ao empate, que levaria a decisão para o prolongamento, mas Pedro Neto desperdiçou um livre direto em cima da linha da grande área inglesa. 

Feitas as contas, Portugal termina a participação neste Campeonato da Europa de sub-21 com um saldo de duas derrotas, um empate e uma vitória. 

Ainda este domingo França e Ucrânia disputam o último lugar nas meias-finais, com a equipa vencedora a defrontar Espanha, que ontem precisou do prolongamento para eliminar a Suíça. 

Momento do jogo: O cabeceamento à trave de Henrique Araújo, na segunda parte, poderia ter mudado o rumo dos acontecimentos, mas o avançado do Benfica teve pontaria a mais. 

Equipas iniciais 

ONZE DE INGLATERRA: Trafford; Max Aarons, Garner, Harwood-Bellis, Colwill; Curtis Jones, Ramsey, Angel Gomes, Gibbs-White; Gordon e Madueke.  

ONZE DE PORTUGAL: Celton Biai; Zé Carlos, André Amaro, Alexandre Penetra, Nuno Tavares; Tiago Dantas, Samuel Costa, João Neves; Pedro Neto, Francisco Conceição e Fábio Silva. 

Antevisão

A seleção nacional de sub-21 defronta, este domingo, a seleção de Inglaterra, em jogo dos quartos de final do Campeonato Europeu, podendo, também, garantir uma das três vagas de acesso aos Jogos Olímpicos se ganhar e a França se impuser à Ucrânia algumas horas depois.

Depois de um apuramento muito sofrido, a seleção de Rui Jorge vai tentar dar seguimento ao sonho de chegar novamente a uma final de um Euro da categoria. 

O pontapé de saída está agendado para as 17h00, no Estádio Ramaz Shengelia, em Kutaisi, na Geórgia, numa partida que será arbitrada pelo esloveno Rade Obrenovic.

Leia Também: Roberto Martínez na Geórgia para assistir ao Inglaterra-Portugal


 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si