Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Manhas e lesões. Bernardo Silva, Félix e Martínez destacam António Gaspar

Fisioterapeuta da seleção nacional decidiu inaugurar uma nova clínica em Carnaxide e algumas personalidades ligadas à equipa das quinas não quiseram faltar ao evento, que contou com a presença do Desporto ao Minuto. O que também não faltou foram elogios, revelações e agradecimentos.

Manhas e lesões. Bernardo Silva, Félix e Martínez destacam António Gaspar
Notícias ao Minuto

08:03 - 22/06/23 por Miguel Simões

Desporto Seleção nacional

António Gaspar, fisioterapeuta da seleção nacional, inaugurou uma nova clínica em Carnaxide, esta quarta-feira, designada por "António Gaspar - Physio Therapy & Performance", que contou com a presença de muitas personalidades do mundo do futebol (e não só).

O Desporto ao Minuto esteve presente na sessão de inauguração no World Trace Center, escutou alguns dos convidados especiais (desde João Félix a Bernardo Silva, passando pelo selecionador Roberto Martínez) e visitou os departamentos fundamentais para a concretização do projeto.

António Gaspar destacou as valências da nova clínica, salientou o esforço da equipa e não hesitou na hora de fazer agradecimentos, vincando tratar-se de um espaço próprio não só para atletas, mas para todas as pessoas que o procurem na perspetiva de alcançar a reabilitação de que necessitam.

"Tenho de começar por agradecer à minha equipa porque estive de fora nos últimos dias [ao serviço da seleção nacional]. Costuma-se dizer, 'patrão fora, dia santo na loja' e acabou por se passar o contrário. Estive fora e eles fizeram a mudança deste espaço, de tal forma que na passada segunda-feira já estávamos a funcionar. É uma equipa madura, que trabalha com o coração e que vive, de facto, o projeto", começou por dizer.

"O novo espaço é fruto dos cerca de 40 anos que levo de trabalho nesta área [da fisioterapia]. Grande parte das pessoas que estão aqui já utilizaram os nossos serviços. É o reconhecimento do valor desta equipa e deste projeto. Foi também por isso que, apesar de ter 60 anos, senti-me em condições para lançar o meu novo projeto, elevá-lo e fazer coisas novas, trazendo-o para a comunidade e para quem o procura. É algo diferenciador e assim será com cada pessoa que venha cá", vincou.

Notícias ao Minuto António Gaspar dedicou um pequeno espaço da nova clínica a memórias da sua longa carreira no mundo do desporto, com recordações relativas ao Benfica e à seleção portuguesa© Notícias ao Minuto

Num evento que contou com a presença de mais personalidades, como Fernando Gomes, Ricardo Quaresma, Paulo Ferreira, Costinha, Abel Xavier e Jorge Andrade (e muitas mais), António Gaspar sublinhou ainda a "sustentabilidade do corpo" como uma preocupação que deve ser encarada por toda a população.

"Inovámos, investimos e estamos com uma confiança enorme em desenvolver este projeto. Creio que é único dentro deste género. A nossa inovação começa, desde logo, por estar num espaço fantástico [World Trace Center] que vinca a sustentabilidade. Pretendemos trazer, para este projeto, a sustentabilidade do corpo. Isso é o mais importante, no fundo, é cuidarmo-nos de nós e mantermo-nos ativos. A fisioterapia continua a ser o nosso forte, mas reunimos todas as áreas positivas relacionadas com a saúde", afirmou.

"Neste espaço temos condições únicas para podermos continuar a recuperar as pessoas, sejam ou não atletas. O facto de trabalharmos com muitos atletas leva-nos a diferenciar o projeto, que é para todos, com um olhar para cada pessoa. Até acabamos por olhar para cada pessoa como se fosse um atleta, em termos individuais. Tudo no sentido de podermos dar o nosso melhor", acrescentou de seguida, antes de finalizar o seu discurso com uma mensagem sentida.

"Tenho sido um privilegiado, de facto. Tive a carreira que tive, em poder trabalhar na seleção nacional de basquetebol, além do Benfica e agora na seleção nacional, pela Federação Portuguesa de Futebol, para além de todos os outros projetos. Paralelamente a isto, ter agora o meu próprio projeto é prova do enriquecimento que tive, ao longo dos anos, com tanta gente à minha volta. Tenho de agradecer à minha família, que está aqui, em parte. As minhas filhas e a minha mulher são o meu alento, a minha harmonia e, obviamente, dão-me a felicidade que me leva a fazer projetos destes", concluiu, com muitos aplausos à mistura.

Elogios de (profundos) conhecedores

À semelhança de António Gaspar, fisioterapeuta que viajou com a comitiva portuguesa para a Islândia, Bernardo Silva, João Félix e Roberto Martínez regressaram a Portugal, esta quarta-feira, não hesitando em marcar presença na inauguração do novo espaço de reabilitação física.

O avançado do Manchester City foi o primeiro a falar aos jornalistas e, entre sorrisos, até deu a conhecer algumas 'manhas' de jogadores que eram articuladas com a presença de António Gaspar na seleção nacional.

"O António Gaspar sempre foi muito especial para todos nós na seleção, bem como para todos os familiares e amigos. Destaco sobretudo a lealdade. Há algumas 'manhas' no futebol que às vezes não se pode dizer ao treinador que se está lesionado e essas coisas. Nesses momentos complicados ter fisioterapeutas que nos ajudam a estar bem, principalmente em situações mais complexas, faz toda a diferença. O [António] Gaspar é uma dessas pessoas. Está sempre disponível a ajudar-nos e sou grato por isso", começou por dizer.

"Espero que tenha muito sucesso como teve no passado. Que continue connosco na seleção durante muitos anos, contamos sempre com ele. Falando especialmente deste espaço, espero que continue a fazer as pessoas muito felizes", completou.

Notícias ao Minuto Avançado que venceu o triplete ao serviço dos cityzens destacou importância de António Gaspar nos trabalhos da seleção nacional.© Notícias ao Minuto

João Félix 'embarcou' no mesmo género de discurso do companheiro de seleção e, além de ter recordado o tratamento que fez a uma lesão com a ajuda do fisioterapeuta de 60 anos, vincou a importância do seu trabalho numa altura em que os jogadores cada vez têm mais jogos para disputar por época.

"Já estou com o [António] Gaspar na seleção há uns quatro ou cinco anos. Tenho uma grande relação com ele. Na altura em que estive lesionado, comecei o tratamento com ele em Portugal e correu tudo muito bem. Destaco o compromisso e amizade. Está sempre disposto a ajudar quem precisa. É um profissional excelente e uma grande pessoa", realçou o jogador que esteve emprestado pelo Atlético de Madrid ao Chelsea.

"[Ter um fisioterapeuta] É sempre importante. Cada vez temos mais jogos, mais intensos, mais agressivos. Cada vez temos mais lesões e ter um acompanhamento fisioterapêutico é cada vez mais importante", afirmou, antes de elogiar o novo espaço de fisioterapia: "Estou a gostar destas instalações [em Carnaxide]. Já estive no outro espaço e não tem nada a ver. Este é muito melhor, é mais recente e espero que tenha sucesso", atirou.

Notícias ao Minuto Ex-Benfica marcou presença no evento e falou aos jornalistas, deixando muitos elogios ao experiente fisioterapeuta.© Notícias ao Minuto

Por fim, Roberto Martínez surgiu muito sorridente - depois de arrancar a aventura à frente da seleção nacional com quatro vitórias em quatro jogos - e destacou a importância de ter alguém como António Gaspar a trabalhar para si e para a equipa.

"Estou contente pelo António [Gaspar], que é um excelente profissional e leva muitos anos de seleção. Este espaço é ótimo para recuperação e bem-estar. É importante para crianças, famílias, atletas e a experiência do António [Gaspar] é muito importante para todos, bem como para o nosso grupo", frisou.

"Não tive lesões (risos), mas sei que o António [Gaspar] tem as melhores mãos para tratar as pessoas. Pela experiência que tenho, ele tem uma qualidade humana muito grande. Estou muito satisfeito por ele", vincou.

Notícias ao Minuto António Gaspar quis mostrar os pormenores do novo espaço ao selecionador nacional.© Notícias ao Minuto

Recorde-se que, antes de chegar à seleção nacional de futebol, António Gaspar passou pelo basquetebol da equipa das quinas, bem como pelo Benfica, onde esteve cerca de 15 anos, até 2003. Agora, volta a liderar um novo projeto seu, com expectativas naturalmente elevadas.

Leia Também: "Melhor arranque da seleção nacional? O importante é como acaba"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório