Líder da APAF não abdica da "independência da arbitragem"

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), reagiu hoje com prudência à proposta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em criar de uma entidade externa que possa gerir a arbitragem nas competições profissionais.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
06/06/2023 23:45 ‧ 06/06/2023 por Lusa

Desporto

APAF

"Tudo o que seja para defender os árbitros e para que possamos ter independência na arbitragem estaremos de acordo. Mas é importante perceber em que moldes é que funcionará essa alteração e o que está pensado", disse Luciano Gonçalves, à margem da tomada de posse de Pedro Proença, para mais um mandato da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

O líder da associação de árbitros de futebol considerou positivo que a FPF "tenha dado o mote para lançar a discussão", mas lembrou que é um tema que necessita de uma análise prolongada.

"É impensável estar a lançar um projeto a curto prazo, pois, como tudo na vida, quando as coisas são feitas à pressa, os resultados podem não ser os melhores. Iremos sempre defender a independência da arbitragem", reforçou.

Luciano Gonçalves mostrou-se satisfeito por ser o Conselho de Arbitragem da FPF a liderar o grupo de trabalho que vai elaborar a proposta, confirmando que a APAF também foi chamada a envolver-se no debate.

"Entendo como uma valorização do trabalho do Conselho de Arbitragem, e também me deixa satisfeito estarmos envolvidos no processo. Mas é, ainda, tudo muito embrionário. Temos de ver se pode ser igual ao modelo inglês ou alemão e perceber qual a moldura legislativa que o permita", acrescentou.

Também José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) comentou o assunto, à margem da tomada de posse de Pedro Proença, embora revelando algum desagrado por ainda não ter sido ouvido pela FPF sobre o tema.

"Ainda não analisei a proposta com a profundidade que merece, mas, neste momento, acho estranho que a FPF tenha tomado esta iniciativa sem consultar os seus sócios. Ainda não fomos ouvidos sobre isto", confessou o dirigente.

José Pereira considerou que "a arbitragem é sempre um tema polémico" e mostrou algumas dúvidas sobre esta proposta da FPF para o setor.

"Acho que não será por este caminho que resolveremos os nossos problemas. Resolver-se-á com muita competência dos seus profissionais e uma grande orientação por parte de quem os lidera", completou o líder a ANTF.

A Federação Portuguesa de Futebol propôs hoje a criação de uma entidade externa que possa gerir a arbitragem nas competições desportivas profissionais, que obrigará a alterações nas normas que regulam a gestão da função de arbitragem em vigor.

O objetivo da proposta, pode ler-se em comunicado daquela entidade sediada em Oeiras, distrito de Lisboa, é criar "uma nova resposta" para esta tarefa, e aproximar esta entidade externa do modelo "que já sucede em outros países".

Na opinião da FPF, isto permitirá "utilizar ferramentas e mecanismos legais que garantam a constituição e desenvolvimento do quadro de árbitros mais adequado".

Para elaborar a proposta foi criado grupo de trabalho liderado pelo presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da FPF, fazendo ainda parte a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, que serão "convidados de imediato", tendo a FPF informado a secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e os sócios federativos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Adepto do Leeds em coma depois de queda nos festejos da subida à Premier

Inglaterra

Adepto do Leeds em coma depois de queda nos festejos da subida à Premier

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas