Powered bySolverde
Disclaimer

Constantino responsabiliza Moedas por atrasos com o Museu Olímpico

José Manuel Constantino responsabilizou hoje o presidente da Câmara de Lisboa pelo atraso na construção do Museu Olímpico, revelando esperar que Carlos Moedas encontre tempo para receber o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).

José Manuel Constantino

© Global Imagens

Lusa
31/05/2023 07:06 ‧ 31/05/2023 por Lusa

Desporto

Comité Olímpico de Portugal

"[O Museu Olímpico] está parado. Nós pedimos uma reunião ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o engenheiro Carlos Moedas, que nos remeteu para um vereador. O presidente do Comité Olímpico de Portugal não é recebido por vereadores. Ou é recebido pelo presidente ou não é recebido", argumentou.

Em entrevista à agência Lusa, José Manuel Constantino lembrou que o presidente da autarquia lisboeta "quando recebe o Sporting, ou o Benfica, ou o futebol, não manda o vereador recebê-los".

"Ora, o presidente do COP, no plano protocolar, não está ao mesmo nível, está acima. E, portanto, há aqui uma questão de respeitabilidade. E das duas, uma. Ou há tempo para receber o presidente do Comité Olímpico, e eu terei todo o gosto de falar com o engenheiro Carlos Moedas, ou não há. Se não há, quem perde é Lisboa. Porque acho que isto acrescentava, até pelo espaço museológico em que estamos integrados, valor à própria cidade", defendeu.

A construção do Museu Olímpico/Casa do olimpismo, ao lado do COP, foi uma das três prioridades elencadas por José Manuel Constantino, em março do ano passado, para o seu último mandato à frente da instituição, notando, na altura, à Lusa, que tinha menos de três anos para concretizar o projeto.

"Estou na expectativa de que um dia haja tempo, haja hora, para tratar o presidente do Comité Olímpico, do ponto de vista protocolar, como aquilo que acontece em qualquer país europeu. Não estou a pedir nenhuma exceção relativamente a Portugal. Enfim, eu não sou propriamente presidente de um clube desportivo, ou de uma federação. E, portanto, o tratamento protocolar que é devido ao presidente do Comité Olímpico de Portugal tem que estar de acordo com aquilo que é o seu estatuto", vincou.

Constantino ressalvou, no entanto, poder estar a ser injusto com Carlos Moedas, que, "porventura, nem saberá" que o presidente do COP solicitou uma reunião.

"Quer dizer, é lá [com] os serviços, embora eu tenha esclarecido os serviços porque é que lá não ia. E, portanto, em princípio, salvo melhor a opinião, pela experiência que eu tenho destas situações, os serviços deveriam reportar: 'Está aqui um tipo mal disposto, que diz que não vem, porque o seu presidente não o recebe. Quem é esse tipo? É o presidente do Comité Olímpico de Portugal'. Não sei se isto se passou ou não passou", concedeu.

Leia Também: Presidente do COP denuncia desinteresse do Governo pelo olimpismo

Todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Mercado de Transferências

Renato Sanches despediu-se do Benfica com esta curta mensagem

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Dicas

Estas luzes do carro podem indicar problemas. Sabe o que significam?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas