Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Mensagem polémica de Djokovic: "O Kosovo é o coração da Sérvia"

O Kosovo declarou a independência da Sérvia em 2008, na sequência de uma guerra desencadeada em 1999, sendo reconhecida por mais de 100 países das Nações Unidas.

Mensagem polémica de Djokovic: "O Kosovo é o coração da Sérvia"
Notícias ao Minuto

21:45 - 29/05/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Roland Garros

Novak Djokovic apelou à paz no Kosovo, mas arriscou-se a provocar uma reação política ao declarar que "o Kosovo é o coração da Sérvia" numa mensagem proferida após a estreia a vencer em Roland Garros.

O Kosovo declarou a independência da Sérvia em 2008, na sequência de uma guerra desencadeada em 1999, sendo reconhecida por mais de 100 países das Nações Unidas, incluindo Reino Unido e França, mas não pelo governo sérvio.

Belgrado continua a reivindicar o Kosovo como uma província autónoma dentro da Sérvia, e a violência eclodiu na semana passada por ocasião das eleições locais, que foram boicotadas pelos sérvios que vivem no norte do Kosovo, na sequência de uma demissão em massa de funcionários sérvios da região.

Na segunda-feira, cerca de 25 soldados da NATO que defendiam as câmaras municipais no norte ficaram feridos em confrontos com manifestantes sérvios.

"O Kosovo é [imagem de um coração] da Sérvia. Parem com a violência", escreveu Djokovic na câmara, na sua língua materna, e voltou a partilhar a fotografia no Instagram.

Já em conferência de imprensa, Djokovic disse aos jornalistas sérvios, em Paris, que "não é um político" e que é "contra guerras e conflitos de qualquer tipo".

Leia Também: Mais de 50 feridos em confrontos entre sérvio-kosovares e forças da NATO

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório