"Tudo vamos fazer para manter o quinto lugar"

O treinador do Arouca, Armando Evangelista, disse hoje estar "orgulhoso" do percurso do clube nas últimas três temporadas, quando está a apenas um ponto de garantir a qualificação europeia, em antevisão à 32.ª ronda da Liga de futebol.

Notícia

© Getty Images

Lusa
14/05/2023 14:27 ‧ 14/05/2023 por Lusa

Desporto

Armando Evangelista

À partida para a deslocação de segunda-feira ao terreno do Estoril Praia, em encontro que encerra a jornada, o Arouca está na iminência de garantir a qualificação para Liga Conferência Europa, naquela que seria a segunda presença do emblema da Serra da Freita em competições europeias, após a participação na Liga Europa, em 2016/2017.

O cenário favorável, que ganhou força com o empate do Famalicão em Vizela (0-0) e após a confirmação de que o Desportivo de Chaves não poderá disputar a vaga internacional, não é suficiente para Evangelista tomar o feito como garantido, mas o técnico não deixou de fazer um balanço das suas três épocas à frente do clube, que começaram com os arouquenses ainda no segundo escalão.

"O Arouca está a lutar por isso, não está na Europa, como é óbvio. Estamos a três jogos do fim e tudo iremos fazer para que isso possa ser possível. Agora, três anos volvidos é gratificante ver como o Arouca cresceu, como equipa técnica crescemos, a evolução dos jogadores. Foram três anos de muito trabalho e, quando paramos um bocadinho para pensar, sentimo-nos orgulhosos. Não podia ser de outra forma", confessou o treinador, em conferência de imprensa.

Em duelo de equipas 'canarinhas', o treinador espera "muitos problemas" frente a um Estoril Praia motivado por conseguir garantir a manutenção na I Liga, caso vença, e que é, a seu ver, uma equipa com "bons executantes" e "bem organizada".

"Nós sabemos que os jogos nesta fase da época, principalmente contra adversários que ainda podem ganhar algo, tornam-se difíceis, ainda por cima jogando eles em casa e sabendo que o resultado positivo pode dar-lhes aquilo que eles estão à procura. Mas nós somos os quintos classificados e tudo vamos fazer para manter essa posição", assegurou.

O Arouca vem de duas derrotas consecutivas, frente a Rio Ave (1-0) e FC Porto (1-0), algo que na atual temporada só havia acontecido em janeiro, quando foi batido por Sporting e Benfica, para a Taça da Liga e campeonato, respetivamente, mas Evangelista confia no trabalho mental da equipa para reverter a situação. 

"É óbvio que, quando se ganha, as coisas tornam-se mais fáceis. Quando trabalhamos num clube de pequena ou média dimensão sabemos que vamos perder muitas vezes. Por vezes, mais do que aquelas que vamos ganhar e é importante saber lidar com a frustração e sair dela o mais rápido possível. Não adianta ficar frustrados porque isso vai-nos a atrapalhar. Investimos muito tempo em mentalizar estes jogadores para que não percam a autoestima e o foco", explicou.

Dabbagh, Weverson e Vitinho continuam como baixas confirmadas para o jogo, visto que continuam fisicamente inaptos, ao passo que o 'capitão' João Basso está em dúvida, mas viajará para o Estoril com o grupo, na esperança de poder vir a ser utilizado.

O Arouca, quinto classificado da I Liga, com 48 pontos, desloca-se ao Estádio António Coimbra da Mota para defrontar o Estoril Praia, 15.º, com 28, sob arbitragem de Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Leganés 'pica' Benfica após derrota ante o Barcelona: "Qualquer coisa..."

Espanha

Leganés 'pica' Benfica após derrota ante o Barcelona: "Qualquer coisa..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas