Belenenses quer adicionar título da Liga 3 a uma "época extraordinária"

O treinador do Belenenses, Bruno Dias, pretende juntar o título de campeão da Liga 3 de futebol à "época extraordinária" do clube, que culminou numa quinta subida consecutiva, desde a última divisão distrital de Lisboa.

Estádio do Restelo

© Global Imagens

Lusa
13/05/2023 08:55 ‧ 13/05/2023 por Lusa

Desporto

Bruno Dias

talvez dos jogos mais importantes da história do clube. O Belenenses já não está no Jamor desde 2007. Se podemos acrescentar um título à história riquíssima que o clube tem e que, infelizmente, não é tanto traduzida em títulos, então foquemo-nos apenas nisso, pois é um apenas muito grande. Temos de focar todas as forças e energias em chegar ao Jamor e conseguir conquistar o troféu. Aconteça o que acontecer, esta época é extraordinária, mas pode ser ainda melhor", afirmou à Lusa o treinador dos lisboetas.

O Belenenses disputa a final da Liga 3 com a União de Leiria, já ambos sabendo que, na próxima temporada, estarão de regresso aos campeonatos profissionais, com os 'azuis' a assegurarem a subida há precisamente uma semana, num 0-0 diante da Sanjoanense.

"Este foi o sonho da maioria dos belenenses. Acreditaram que podiam romper com os paradigmas que o futebol português tinha, acreditaram que, com este caminho único, podiam ser uma referência na construção, ou no renascimento, de um clube, e acredito que foi um dos dias mais felizes da vida deles, pois voltaram a ter o Belenenses de novo nos campeonatos profissionais, com consecutivas subidas de divisão", frisou o técnico.

Numa temporada com períodos "menos bons", embora estivessem sempre dependentes de si para alcançar um "momento único na história do clube e do futebol português", o técnico diz que o segredo foi "a capacidade de trabalho, qualidade e união" do plantel.

"Eles [os futebolistas] têm qualidade, uma capacidade de trabalho inacreditável e um espírito extraordinário. Todos os dias trabalham na transcendência, a ultrapassar os seus limites e a acreditar que podem vencer qualquer adversário, em qualquer campo. Foi isso que dissemos e foi isso que provámos", salientou o jovem técnico, de 36 anos.

O conjunto da 'Cruz de Cristo' soma cinco títulos nacionais e o grupo de trabalho quer "entregar o sexto" ao museu do Estádio do Restelo, que seria "um prémio justo", num jogo que o capitão Mauro Antunes quer vencer e fechar com a 'cereja no topo do bolo'.

"Este clube tem de entrar sempre com a ambição de ganhar, em qualquer jogo em que entremos. Estamos felizes com a subida de divisão, mas queremos terminar esta época com a 'cereja no topo do bolo', com o título que nós, adeptos e clube merecem", disse.

O centrocampista, de 31 anos, cumpre a terceira temporada no Belenenses, somando, por isso, três das cinco subidas de divisão, desde a primeira divisão distrital até à II Liga, mostrando um "orgulho enorme" em ser capitão e com sensação de "dever cumprido".

"É histórico. É a força de um clube e desta massa adepta sem igual. Não se vê nenhum clube a fazer o que nós fizemos. Descer ao 'inferno' e acreditar que conseguiríamos, todos juntos, trazer novamente o clube para o patamar devido. Agora percebemos que realmente foi possível, quando muita gente não acreditava. É indescritível", expressou.

O Belenenses e a União de Leiria, as duas equipas que confirmaram a subida à II Liga na liderança das duas séries da fase de subida, discutem o troféu de campeão da Liga 3 no próximo dia 20 de maio, pelas 16:15, no 'mítico' Estádio Nacional, em Oeiras.

Leia Também: José Taira e o percurso do Belenenses até à II Liga: "Desde o início..."

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Nuno Lobo

Família Conceição defendida no FC Porto: "A estupidez devia ter limites"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Emmanuel Macron

Renault Rafale Presidencial. O novo carro oficial do presidente francês

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas