O primeiro golo do encontro surgiu numa grande penalidade convertida por Bernardo (18) e o Mafra respondeu já na segunda parte, também em lances de penálti convertidos por Pedro Pacheco (58 e 64).
Com este triunfo, o Mafra, com 43 pontos, somou a quarta vitória consecutiva e sobe provisoriamente ao sexto lugar, a um ponto do Vilafranquense, que voltou às derrotas depois do triunfo na última ronda frente ao Torreense.
Galvanizado pela onda de bons resultados, o Mafra entrou em casa a mandar no encontro e Miguel Sousa deu o primeiro sinal de perigo ainda antes dos 10 minutos, num remate que passou ao lado do poste de Trigueira.
Um pouco contra a corrente do jogo, o Vilafranquense chegou à vantagem graças a um pénalti convertido por Bernardo depois do derrube a Ceitil na área 'saloia'.
Mesmo em desvantagem continuou a ser o Mafra a controlar o jogo, sempre com Miguel Sousa em evidência no ataque e a protagonizar a melhor oportunidade dos mafrenses à passagem da meia hora: depois de tirar três adversários do caminho, o avançado olhou para a baliza e rematou ao ângulo, mas Trigueira respondeu à altura com a melhor defesa da tarde.
Na segunda parte, depois de minutos iniciais com o Mafra mais dominante, a equipa de Rui Borges chegou mesmo ao empate, novamente numa grande penalidade assinalada pelo juiz Hugo Silva por empurrão de Suliman a Lucas Silva. Pedro Pacheco, central do Mafra, não vacilou e fez o 1-1.
Numa situação invulgar, o marcador voltou a mexer pouco depois, novamente na conversão de uma grande penalidade, a terceira no jogo. Pedro Pacheco, novamente chamado à marca dos 11 metros, voltou a enganar Trigueira e fez a reviravolta no marcador.
Em resposta à desvantagem, o Vilafranquense cresceu no jogo e nessa fase foi Pedro Barcelos a evitar o empate, com dois cortes em jogadas consecutivas que permitiram ao Mafra festejar mais uma vitória no campeonato.
Jogo no Estádio Municipal de Mafra.
Mafra -- Vilafranquense, 2-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Bernardo, 18 minutos (grande penalidade).
1-1, Pedro Pacheco, 58 (grande penalidade).
2-1, Pedro Pacheco, 64 (grande penalidade).
Equipas:
- Mafra: Renan, Diga, Pedro Pacheco, Pedro Barcelos, Edwin Vente, Leonardo, Chriso, Lucas (Loide Augusto, 65), Miguel Sousa (Banjaqui, 73), Fati (Vítor Gabriel, 86) e Pedro Lucas (Diogo, 73).
(Suplentes: Samu, Diogo, Pité, Bility, Banjaqui, João Goulart, Lopes, Loide Augusto e Vitor Gabriel).
Treinador: Rui Borges.
- Vilafranquense: Pedro Trigueira, Sílvio (Léo Alaba, 69), Suliman (Belkheir, 69), Anthony, Bruno Silva, Ceitil, Ricardo Dias (Dioh, 88), John Mercardo, Bernardo (João Amorim, 88), Maddi (André Sousa, 69) e Sangaré.
(Suplentes: Márcio, Dioh, Belkheir, João Amorim, Nené, Diallo, Léo Alaba, Veiga e André Sousa).
Treinador: Ricardo Chéu.
Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Suliman (57).
Assistência: Cerca de 800 espetadores.