Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Rafadona' brilha na Luz e Benfica dá passo de gigante rumo ao título

Internacional português marcou o único golo do encontro, num lance de génio. Águias venceram os minhotos pela primeira vez esta época, colocam pressão no FC Porto e estão a duas vitórias do título.

'Rafadona' brilha na Luz e Benfica dá passo de gigante rumo ao título
Notícias ao Minuto

22:36 - 06/05/23 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O Benfica garantiu, este sábado, uma vitória importante sobre o Sporting de Braga (1-0), colocando-se mais perto do título de campeão nacional, em jogo da 31.ª jornada. Foi a primeira vitória das águias sobre os minhotos na presente temporada.

Um golo solitário de Rafa Silva valeu a conquista dos três pontos, colocando pressão sobre o FC Porto que entra em campo em Arouca na segunda-feira. Já o Sporting de Braga viu ficar mais longe o sonho de ser campeão nacional.

Filme do jogo

O Benfica dominou por completo a primeira parte. Com apenas uma mexida no onze em relação ao duelo contra o Gil Vicente, a formação das águias impôs uma pressão alta e quase nunca deixou os minhotos sair com perigo, em transição ofensiva.

Se os encarnados justificaram pelo menos um golo com a prestação nos primeiros 45 minutos, esse mesmo remate certeiro não apareceu muito por culpa da boa organização defensiva do Sporting de Braga, que por várias vezes cortou lances in extremis.

O primeiro lance de perigo aconteceu ao minuto de 16 e foi resolvido com um corte em cima da linha de Borja. Grimaldo desmarcou Gonçalo Ramos, o avançado escapou ao contacto com Matheus, deixou o guarda-redes fora do lance e tirou um cruzamento para onde estava João Mário. Valeu o corte providencial do antigo jogador do Sporting. Mais tarde, e outra vez por Borja, Neres serviu Rafa no coração da área e o colombiano tratou de limpar o lance.

A equipa da Luz carregava e ia valendo Matheus que foi mantendo a baliza dos minhotos inviolável. Aos 22 minutos, o brasileiro salvou um remate de David Neres com um grande voo. Depois, aos 24', foi Tormena a salvar um lance em que Aursnes apareceu com muito perigo na área adversária.

O melhor que o Sporting de Braga fez no primeiro tempo foi um lance produzido por Bruma aos 32 minutos. O português fintou dois adversários, entrou na área e depois foi Grimaldo a anular o perigo. Mais tarde, e já perto do intervalo, o avançado luso voltou a tentar um lance individual, mas Otamendi estava atento e resolveu a situação.

Depois de um período de menor intensidade para lá meia hora, o Benfica voltou a criar perigo já a caminho do tempo de descanso. Gonçalo Ramos ficou a um palmo do cabeceamento para o fundo das redes após cruzamento de João Mário e, depois, demorou muito a aproveitar um erro de Niakaté, com o central francês a acabar com a jogada. Em cima do apito para o intervalo, um dos lances do jogo. O Sporting de Braga protestou uma grande penalidade, mas Ricardo Horta viu cartão amarelo por simulação.

A segunda parte começou tal e qual como a primeira. O Benfica carregou à procura do golo, mas na hora de finalizar faltava algum acerto. Gonçalo Ramos era dos mais inconformados no ataque, mas estava em dia 'não'. Aos 60 minutos, e depois de um cabeceamento perto do poste, o internacional luso falhou o mais fácil. Depois de um grande cruzamento de Grimaldo, Rafa falhou a emenda ao primeiro poste e o português atirou ao poste.

Mas o primeiro golo do encontro acabaria mesmo por acontecer ao minuto 67. Momentos depois de Pizzi ser lançado em campo, que deu azo a uma grande ovação ao antigo médio encarnado, Rafa conduziu um contra-ataque venenoso das águias e o avançado correu meio-campo para marcar um grande golo que fez explodir as bancadas do Estádio da Luz.

O mesmo Rafa Silva esteve perto de bisar aos 77 minutos. Depois de um passe de Musa, entretanto lançado em jogo, o camisola 27 das águias surgiu na cara de Matheus Magalhães, mas o chapéu acabou na trave minhota. Apesar do domínio das águias, o Sporting de Braga não baixou os braços e partiu à procura do golo do empate, estando perto de o conseguir aos 84'. Bruma passou por Aursnes e João Mário e Banza falhou a emenda.

A parte final da partida ficou marcada por momentos pouco agradáveis. Após Bruma ter chutado uma bola contra um saco que estava à frente do banco do Benfica, estalou a confusão no relvado. Os jogadores tiveram de ser separados e o árbitro Luís Godinho mostrou vários vermelhos na direção dos bancos das duas equipas.

Feitas as contas, o Benfica mantém a liderança do campeonato com 80 pontos e está a duas vitórias do título de campeão nacional. Já o Sporting de Braga mantém o terceiro com 71 pontos e corre o risco de ver o FC Porto afastar-se já na segunda-feira.

Momento do jogo: Assistido por David Neres, Rafa Silva correu meio-campo, ficou na cara de Matheus e não perdoou.

Equipas iniciais

Benfica: Odysseas Vlachodimos; Aursnses, António Silva, Otamendi, Grimaldo; João Neves, João Mário, Chiquinho; David Neres, Rafa Silva e Gonçalo Ramos.

Suplentes: Samuel Soares, Gilberto, Lucas Veríssimo, Ristic, Morato, Guedes, Florentino, Ndour e Musa

Sporting de Braga: Matheus; Victor Gomez, Tormena, Niakité, Borja; Racic, Iuri Medeiros, André Horta; Ricardo Horta, Bruma e Abel Ruiz.

Suplentes: Tiago Sá, Serdar, Sequeira, Álvaro Djaló, Paulo Oliveira, Mendez, Pizzi, Banza e Gorby.

Antevisão

É um Estádio da Luz em efervescência aquele que recebe, neste sábado, o duelo entre o Benfica e o Sporting de Braga, a contar para a 31.ª jornada da I Liga.

Depois de vencer a última partida contra Gil Vicente (0-2), o Benfica recebe Sporting de Braga, que venceu (4-1) contra Portimonense, com ambas as equipas vivas na corrida pelo título de campeão nacional.

As águias contam com um certo favoritismo para este encontro, sobretudo por jogarem num Estádio da Luz que estará lotado, mas do outro lado estará um adversário que os lisboetas ainda não venceram nesta temporada e que vem numa forma muito positiva na I Liga.

O encontro entre Benfica e o Sporting de Braga, que será ajuizado por Luís Godinho, tem apito inicial agendado para as 20h30, no Estádio da Luz, e poderá segui-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Ndour continua com futuro incerto na Luz e acumula interessados (de luxo)

Leia Também: "Tu podes sair, mas o Benfica nunca sairá de ti", Weigl despede-se

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório