Sporting e Arouca defrontam-se, este domingo, em jogo a contar para a 28.ª jornada da I Liga, numa altura em que as duas equipas apenas estão separadas por uma posição, com uma diferença de 13 pontos a 'espelhar' objetivos distintos.
Os leões voltam a competir para o campeonato português após terem perdido em Turim, frente à Juventus (1-0), nos 'quartos' da Liga Europa, mas as "boas sensações" vincadas por Rúben Amorim na conferência de antevisão mostram que os leões ainda têm hipótese para discutir o apuramento em Alvalade, ainda que o foco esteja virado para a receção aos arouquenses.
Apesar do deslize em Barcelos, diante do Gil Vicente, a formação verde e branca ainda luta por um lugar no pódio, que dará possibilidade de disputar a Liga dos Campeões, embora o Sporting de Braga leve cinco pontos de vantagem.
Já o conjunto de Armando Evangelista atravessa a melhor fase da temporada, com quatro vitórias e dois empates nas últimas seis partidas, de tal forma que segue isolado no quinto lugar e com hipóteses de aumentar a distância para o Vitória SC.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental deste domingo, contará com a arbitragem de Vítor Ferreira e poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Rúben Amorim
Reagir à derrota da Juventus: "Onde podemos mostrar que queremos dar a volta é amanhã. As redes sociais podem ser uma ilusão. Interessa-me a mim a atitude e a forma como vamos jogar. O Arouca já não perde há seis jogos, aproxima-se dos lugares europeus e o seu treinador está a fazer um grande trabalho. Jogam com quatro, com cinco, são muito fortes, com o Abel Ruiz na frente. Penso que será por aí a estratégia do Arouca. Temos de estar preparados. Voltámos para Lisboa [de Turim] com boas sensações, mas se queremos dar a volta às coisas é ganhar no campeonato. É o foco".
Lote de indisponíveis: "Tivemos vários jogadores a subir da equipa B que lhes retirou qualidade. Vi que eles ficaram insatisfeitos por não atingir a fase de subida na Liga 3. Estamos preparados para qualquer situação. O Jovane dificilmente voltará esta época. O Paulinho tem algumas dificuldades ainda para regressar e o St. Juste também terá algum tempo pela frente para recuperar. Não vai ser fácil. O Daniel Bragança só volta na próxima época. São jogadores que podem levar o seu tempo e dificilmente voltam esta época. Teríamos de ter sorte, a época já se aproxima do fim".
Aviso do jogo da primeira volta: Sofremos um golo aos 46 minutos e o Arouca nunca mais voltou a criar ocasiões de perigo. Temos de tirar proveito disso, mesmo com as substituições. Adormecemos, sofremos golo [nessa derrota por 1-0] e agora estaremos mais preparados, como aconteceu no jogo da Taça da Liga".
Armando Evangelista
Expectativas antes de visitar Alvalade: "Embora pareça que não, o Sporting tem atravessado o seu melhor momento na prova, com seis vitórias nas últimas sete partidas e triunfos expressivos em casa. Sabemos das diferenças e acredito que iremos encontrar esse Sporting que está a fazer uma segunda volta ao nível exigido pelos seus adeptos. A nossa intenção é ir buscar o melhor resultado possível e continuar a fazer história".
Manter a essência: "Temos de ser aquilo que temos sido até hoje, montando a estratégia em função daquilo que o Sporting tem sido e que somos capazes de fazer, tentando tirar o melhor de cada um dos nossos atletas e esperar que seja um dia que nos possa sorrir. Isto é um jogo e, por vezes, temos de ter a estrelinha da sorte, já que as diferenças são enormes".
Ambição de causar surpresa: "Se os astros se alinharem e se estivermos convictos de que realmente poderemos fazer uma surpresa... Costumo dizer que a pior coisa que nos pode acontecer nestes jogos é entrar com medo de perder. Se assim não for, provavelmente estamos mais próximos de pontuar. A mentalidade tem de ser um bocadinho essa".
Últimos resultados
Sporting: D-V-E-V-E
Arouca: V-V-E-V-E
Últimos onzes
Sporting: Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Sebastián Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Youssef Chermiti.
Arouca: De Arruabarrena, Tiago Esgaio, João Basso, Nino Galovic, Mateus Quaresma, David Simão, Uri Busquets , Antony Alves, Alan Ruiz, Morlaye Sylla e Rafa Mújica.
Ausências
Sporting: Daniel Bragança, St. Juste, Paulinho e Jovane Cabral (lesionados)
Arouca: Ismaila Soro, Vitinho Moura, Weverson Costa e Dabbagh (lesionados)
Leia Também: Armando Evangelista avisa Sporting: "Se os astros se alinharem..."