Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

"Sporting? Quem elimina o Arsenal não pode temer a Juventus"

Paulo Sousa acredita que os leões podem passar às meias-finais da Liga Europa.

"Sporting? Quem elimina o Arsenal não pode temer a Juventus"
Notícias ao Minuto

08:02 - 11/04/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Paulo Sousa

O Sporting vai arrancar nesta semana a corrida às meias-finais da Liga Europa. Os leões vão na quinta-feira a Turim para defrontar a Juventus nos quartos-de-final da prova e estão aconselhados a não temer a equipa italiana.

Paulo Sousa, que representou na época 1993/94, analisou a vecchia signora, uma equipa "típica", mas "armada até aos dentes".

"A Juventus é uma equipa típica de Massimiliano Allegri, um treinador experiente, conhecedor com indiscutível prestígio, e que olha fundamentalemnte ao resultado. Estrutura-se em 5x3x2, de resto, como o Inter de Milão, e apresenta como característica estratégica sentir-se confortável atuando com o bloco baixo, entregando a iniciativa ao adversário. isto porque é um conjunto armado até aos dentes para utilizar saídas rápidas, muitas vezes em contra-ataque. Quase sempre perigosas, atendendo à qualidade individual dos seus jogadores", começou por dizer ao jornal Record.

Paulo Sousa destacou ainda algumas individualidades da Juventus.

"Gosto muito de Kostic, um jogador com enorme capacidade para conquistar espaço e executar cruzamentos com grande precisão. Isto para lá da excelente época, penso que a melhor de sempre, de Rabiot, que junta o talento de organizador à capacidade de chegar à área em condições de atacar o golo, tem marcado mais do que é habitual na sua carreira. Depois é precisa muita atenção à mobilidade pelos corredores, à ação dos avançados e, instinto nesta tecla, aos correto entendimento do bloco baixo, sempre utilizado como estratégia. Não é incapacidade, é uma forma de atrair os adversário, para depois os golpear na velocidade", disse ainda.

Do lado do Sporting, medo da Juventus não pode existir, muito pelo que a equipa leonina já conseguiu nesta época, diz Paulo Sousa.

"Com toda a sinceridade, acredito [que o Sporting vai passar]. Quem elimina o Arsenal, líder destacado da Premier League, equipa altamente motivada, que joga no limite da intensidade e se encontra cheia de grandes jogadores, não pode temer a Juventus. Mais do que isso, tem condições para eliminar qualquer adversário na Liga Europa. Não é falar por falar, acredito que é mesmo assim. A equipa só precisa é de não perder a luta do meio campo, perante um adversário com as linhas muito curtas e disponibilidade para ações rápidas de aproximação à baliza. Um dos segredos será mesmo a capacidade de estimular o futebol associativo e atacar diagonais curtas, que peritam encontrar o espaço precioso. E, depois, saber aproveitar tudo isso em ações rápidas, tendo sempre presente que a Juventus se sente muito cómoda quando é empurrada para o seu último reduto. É uma equipa muito traiçoeira a esse nível. Parece em dificuldades, mas não está", concluiu.

O Sporting vai defrontar a Juventus na quinta-feira, a partir das 20 horas.

Leia Também: "Jesus dizia que eu só sabia fazer bananas, mas depois levou uma na Luz"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório