Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 26º

"Se o Benfica ganhar, título está entregue. 13 pontos é quase impossível"

Em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, Drulovic, que já representou águias e dragões, diz não ter dúvidas que que o Benfica acabará por festejar o título em maio.

"Se o Benfica ganhar, título está entregue. 13 pontos é quase impossível"
Notícias ao Minuto

08:04 - 05/04/23 por Rodrigo Querido

Desporto Exclusivo

Benfica e FC Porto medem forças na sexta-feira num escaldante Clássico que pode colocar um ponto final na discussão pelo título de campeão nacional. Essa é, pelo menos, a opinião do antigo futebolista Ljubinko Drulović.

Com dez pontos a separarem os dois rivais, o ex-jogador de Benfica e de FC Porto assume, em entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, que uma vitória dos encarnados no duelo da 27.ª ronda da I Liga acabará com a discussão em torno de quem terminará em primeiro no final da época 2022/23.

Apesar de reconhecer que o FC Porto tem por hábito realizar bons jogos no Estádio da Luz, Drulović sublinha que o Benfica de Roger Schmidt não é o mesmo de épocas anteriores e que irá dificultar a vida ao Sérgio Conceição.

"É um jogo importante para as duas equipas, mas talvez seja mais para o FC Porto. Se o FC Porto quiser continuar a acreditar que pode revalidar o título de campeão nacional, tem de ganhar na Luz. Normalmente eles jogam bem no Estádio da Luz, mas o Benfica está a jogar bem este ano e tem feito excelentes resultados tanto na I Liga, como na Liga dos Campeões. Com a entrada do Roger Schmidt, o Benfica passou a jogar um excelente futebol. É sempre um grande dérbi. O FC Porto sabe que tem que fazer tudo para ganhar se quiser pressionar o Benfica até ao fim", começou por dizer o ex-futebolista.

"Apesar do campeonato português ser muito competitivo, dez pontos [de diferença] é muito neste momento. Depois deste jogo vão faltar sete jornadas. O Benfica tem mais um dérbi contra o Sporting, o FC Porto não tem mais nenhum e talvez tenha vantagem neste aspecto. Mas o FC Porto sabe que precisa de ganhar. Só depois deste jogo é que vai perceber em que situação ficam, vão, certamente, tentar ser regulares até ao final do campeonato e esperar que o Benfica desperdice mais pontos", vincou.

O Benfica lidera o campeonato com mais dez pontos que o FC Porto e, para lá do Clássico com os azuis e brancos, contará ainda com uma receção ao Sp, Braga e um dérbi em Alvalade contra o Sporting até final da época. Ainda assim, Drulović assume que o título está encaminhado para os encarnados.

"Se o Benfica ganhar é praticamente campeão. É impossível chegar a 13 pontos até ao fim do campeonato. A única coisa que interessa ao FC Porto, na minha opinião, é a vitória. Agora se o Benfica empatar ou ganhar, acho que o título está quase entregue. O FC Porto sabe disso. Não é fácil recuperar tantos pontos. A distância é muito grande neste momento. O Benfica terá dois jogos muito difíceis, um outro contra o Sporting de Braga, que aplicou a única derrota que eles sofreram nesta temporada, e depois o dérbi. Mas não é fácil o FC Porto ganhar todos os jogos até ao fim. Se o Benfica ganhar o título está entregue", asseverou o antigo internacional pela Sérvia.

Drulović acredita ainda que a diferença pontual entre os dois rivais na corrida pelo título vai provocar abordagens contrárias ao encontro.

"As duas equipas conhecem-se muito bem, os dois treinadores sabem quase tudo da equipa contrária. Não há segredos hoje em dia. Benfica e FC Porto sabem de onde vem o maior perigo. São os dois grandes clubes. É normal esta luta pelo título entre duas grandes equipas de Portugal. O Benfica está no primeiro lugar com todo o mérito. Está a praticar um grande futebol este ano e tem vários jogadores num grande momento. E isto não é apenas a minha opinião, é a de várias pessoas que seguem o campeonato português", asseverou o antigo jogador de águias e dragões.

"O FC Porto também está a jogar bem, mas perdeu alguns pontos importantes e depois deu esta vantagem ao rival. O Benfica foi mais regular nesta época e por isso é que existe esta distância pontual. É uma grande vantagem para o Benfica, talvez ninguém esperasse chegar a esta altura e ter um líder com 10 pontos de distância para o segundo. Mas a mentalidade do FC Porto é sempre lutar até ao fim e de certeza que eles vão fazer de tudo para ganhar", destacou.

Antes do encontro de sexta-feira na Luz, Benfica e FC Porto venceram Rio Ave e Portimonense, respetivamente, por 1-0. Na opinião de Drulović, nenhuma das equipas estava com a cabeça no Clássico da 27.ª jornada.

"O Benfica entrou praticamente com a equipa titular. Aquilo que eu vi é que o Rio Ave jogou bem. Vinham de uma paragem após os jogos das seleções e talvez seja um pouco normal essa exibição mais apagada. As equipas precisam de algum tempo para voltar a entrar naquele ritmo competitivo. O Rio Ave bateu-se bem. O Benfica conseguiu marcar no início do segundo tempo, outra vez pelo Gonçalo Ramos. Talvez o Benfica e o FC Porto não tenham jogado muito bem, mas fizeram o suficiente para conquistar os três pontos. Ninguém queria perder pontos antes do Clássico. Ganharam com todo o mérito", frisou o ex-jogador, prevendo um duelo equilibrado.

"Os dois clubes têm muita qualidade em termos de opções e de jogadores. Vamos ter um grande Clássico. O FC Porto costuma jogar bem em Lisboa, mas o Benfica está num bom momento também. Espero que seja um encontro muito dividido e com duas equipas a mostrar um excelente futebol", afirmou.

Nas conferências de antevisão aos encontros da jornada 26, Sérgio Conceição e Roger Schmidt trocaram elogios. Drulović acredita que as palavras do técnico portista para o companheiro de profissão foram sinceras.

"Eu acho que [Conceição] estava a ser sincero. O Sérgio Conceição é a pessoa mais importante nesta estrutura do FC Porto e ganhou com todo o mérito no ano passado. Não é só para mim que o Benfica está a fazer um grande campeonato nesta época, muita gente também o diz. E na Liga dos Campeões também e se conseguir ganhar ao Inter será uma excelente temporada. Mas o Sérgio também sabe que o Benfica está a jogar bem e isso dificulta-lhe o trabalho. Um Clássico é sempre um Clássico e o FC Porto tem hipótese de ganhar. Mas não é fácil outras equipas chegarem ao nível a que está o Benfica e conquistarem-lhe pontos", finalizou.

Leia Também: "Se o Benfica ganhar o Clássico, acabou o campeonato. É campeão"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório