Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Dragão sem chama cumpre serviços mínimos antes de teste de fogo na Luz

Fábio Cardoso anotou o único golo do encontro. Resultado deixa azuis e brancos a dez pontos do líder Benfica.

Dragão sem chama cumpre serviços mínimos antes de teste de fogo na Luz
Notícias ao Minuto

22:27 - 02/04/23 por Rodrigo Querido

Desporto I Liga

O FC Porto venceu, este domingo, pela margem mínima na receção aos algarvios do Portimonense (1-0), em jogo da 26.ª jornada da I Liga, e voltou a colocar-se a dez pontos do líder Benfica a dias do Clássico na Luz.

E por falar em Benfica, o único golo do duelo no Dragão foi anotado pelo ex-benfiquista Fábio Cardoso ao minuto 30.

Filme do jogo:

Com várias baixas à partida para este duelo com os algarvios, Sérgio Conceição teve de, forçosamente, fazer alterações na equipa inicial. Para além de ter colocado Cláudio Ramos na baliza, o técnico surpreendeu ao chamar ao onze Wilson Manafá, que não era titular pelos azuis e brancos há mais de um ano.

À partida esperava-se que os campeões em título, sobretudo pelo histórico recente de vitórias contra os algarvios. Apesar de ter dominado em todas as estatísticas no primeiro tempo, a verdade é que o FC Porto teve algumas dificuldades em chegar ao golo inaugural.

E até foram os algarvios a criar o primeiro sinal de perigo no encontro. Logo aos dois minutos, Seck bateu livre da esquerda, a bola chegou a Filipe Relvas ao segundo poste, mas o central falhou a emenda à boca da baliza.

O FC Porto respondeu com várias oportunidades de golo, mas Nakamura foi negando os festejos dos portistas. O guarda-redes nipónico fez frente a Toni Martínez em duas ocasiões e impediu o golo do espanhol. Mas não conseguiu impedir o centésimo remate certeiro dos portistas esta temporada. Wendell tirou um cruzamento bem medido e Fábio Cardoso ganhou à concorrência para assinar o seu terceiro golo esta época.

Esperava-se que o Portimonense abanasse com o golo dos azuis e brancos, mas a verdade é que a equipa de Paulo Sérgio esteve muito perto de empatar na jogada seguinte. Weliton aproveitou uma saída insegura de Cláudio Ramos para tentar o a igualdade, mas a bola passou rente à baliza.

Paulo Sérgio mexeu para o segundo tempo e os aurinegros entraram com outra cara na etapa complementar. Mas as redes voltaram a abanar do lado de Nakamura. Lançado por Pepê, Galeno surgiu na cara do nipónico e atirou a contar para o fundo das redes. Porém, o lance acabaria anulado por Miguel Nogueira. O juiz recorreu ao VAR e descortinou uma falta de Toni Martínez no início da jogada que culminaria com o remate certeiro do luso-brasileiro.

O Portimonense tentava reagir e criou perigo por intermédio de Rochez ao minuto 69. Mas a tarefa dos algarvios ficou mais complicada quando aos 71 minutos Lucas Ventura viu o segundo amarelo da partida e foi tomar banho mais cedo que os restantes companheiros de equipa.

Apesar de reduzidos a dez unidades, os aurinegros tentaram procurar o golo que valesse a igualdade, mas o FC Porto acabaria por conseguir cumprir os serviços mínimos para chegar à Luz na próxima semana com aspirações de se aproximar da liderança do campeonato. E Conceição aproveitou estes momentos finais de maior calma para promover a estreia de Marcus.

Feitas as contas, o FC Porto volta a ultrapassar o Sporting de Braga e sobe ao segundo lugar com 61 pontos, a dez do Benfica. O Portimonense é o 14.º classificado com 26 pontos e cinco derrotas nos últimos cinco jogos.

Momento do jogo: O golo de Fábio Cardoso valeu a conquista dos três pontos numa noite de clara falta de pontaria dos homens do ataque portista.

Equipas iniciais:

FC Porto: Cláudio Ramos, Manafá, Fábio Cardoso, Iván Marcano, Wendell, Matheus Uribe, Otávio, Pepê, Galeno Mehdi Taremi, Toni Martínez.

Suplentes: Samuel Portugal, David Carmo, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco, Eustaquio e Marcus.

Portimonense: Kosuke Nakamura, Fahd Moufi, Filipe Relvas, Park Ji-soo, Pedrão, Moustapha Seck, Lucas Ventura, Diaby, Klismahn, Yony González, Welinton Júnior.

Suplentes: Matheus Nogueira, Lucas, Carlos, Gonçalo Costa, Rochez, Paulo Estrela, Tornich, Sérgio Conceição e Rui Gomes.

Antevisão

FC Porto recebe, este domingo, o Portimonense, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 26.ª jornada da I Liga.

Os azuis e brancos entram em campo com vários ausentes para esta partida, mas sabem de antemão que não podem perder mais pontos sob pena de verem mais longe o líder Benfica.

O encontro entre FC Porto, que contará com arbitragem de Miguel Nogueira, tem início agendado para as 20h30 no estádio do Dragão e poderá segui-lo, em direto, na página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Zaidu falha jogo com Portimonense, mas aponta ao Clássico

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório