Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Notas Sporting-Santa Clara: Erro aqui, erro ali e em Alvalade só se sorri

Leões souberam aproveitar as ofertas do adversário e mostraram capacidades para lutar pelos lugares de Liga dos Campeões até ao fim da temporada.

Notas Sporting-Santa Clara: Erro aqui, erro ali e em Alvalade só se sorri
Notícias ao Minuto

08:04 - 02/04/23 por Miguel Simões

Desporto Análise

O Sporting alcançou o quinto triunfo consecutivo na I Liga, este sábado, ao bater o Santa Clara (3-0), aproximando-se de Sporting de Braga e FC Porto na luta pelo pódio, isto depois do mais recente apuramento na Liga Europa, diante do Arsenal.

Num primeiro tempo de sentido único, os leões revelaram ser extremamente eficazes nas primeiras duas grandes aproximações à baliza contrária, sendo que numa das ocasiões a primeira oferta dos açorianos revelou ser fulcral.

Ainda dentro dos primeiros 15 minutos, Paulinho abriu o ativo com um cabeceamento certeiro e festejou como é habitual, seguindo-se o golo de Francisco Trincão pouco depois, após um erro do Santa Clara na construção, perdendo a bola numa zona em que a equipa estava desprotegida.

É certo que o Santa Clara ainda tentou dar uma imagem diferente no segundo tempo daquela que tinha deixado nos primeiros 45 minutos, mas acabou por permitir que o emblema de Alvalade voltasse a mexer com o marcador, naquele que foi o 3-0 final apontado por Marcus Edwards.

O Sporting confirma, assim, o bom momento na presente temporada e, depois do entusiasmante apuramento europeu, colocou-se a apenas três pontos do Sporting de Braga e a cinco do FC Porto, animando a luta pelo pódio. Já o Santa Clara continua afundado no último posto.

Vamos então às notas da partida:

Figura

Marcus Edwards realizou uma das melhores exibições ao serviço do Sporting esta temporada em que, além do golo que fechou o 3-0 final, ainda esteve na origem da assistência para o segundo golo da partida, apontado por Francisco Trincão. O avançado inglês destacou-se nos duelos físicos, recuperou várias bolas e revelou uma boa leitura às movimentações dos adversários, tendo intercetado linhas de passe que poderiam ter tido outro desfecho para a sua equipa.

Surpresa

Arthur Gomes voltou a integrar um onze de Rúben Amorim no campeonato três meses depois da última vez e, em boa verdade, até se pode dizer que surpreendeu. O brasileiro ocupou o lugar de Ricardo Esgaio no corredor direito e cumpriu tanto defensivamente, como ofensivamente, com movimentações que deixaram os oponentes do Santa Clara algo baralhos em determinados momentos da partida. Apesar da pouca regularidade a jogar de inicio, atuou os 90 minutos sem dar qualquer problema ao técnico dos leões.

Desilusão

Kyosuke Tagawa esteve muito aquém daquilo a que já chegou a demonstrar em campo e, nos 68 minutos em que jogou, nunca foi uma ameaça para os defesas do Sporting. O japonês foi alvo de fácil leitura por parte da equipa leonina e somou várias perdas de bola em zona oportuna, ao que se juntou a ausência de oportunidades finalizadas por si junto da baliza de Adán. A época não está a ser tão boa como a anterior, mas o avançado podia ter feito mais.

Treinadores

Rúben Amorim não inventou e, face à ausência do castigado Ricardo Esgaio, apenas promoveu duas alterações no onze, com as entradas de Arthur Gomes e Nuno Santos para as laterais, sendo que este último 'empurrou' Matheus Reis para o eixo central. Embalado por um maior conforto ao intervalo, o treinador dos verdes e brancos optou por gerir o desgaste da equipa e conceder minutos a atletas como Neto e Rochinha, naquela que foi uma das partidas de menor dificuldade em Alvalade esta temporada.

Danildo Accioly tem uma tarefa difícil nas mãos e, desde que ocupou o lugar de Jorge Simão, ainda não arranjou qualquer motivo para sorrir, averbando derrotas atrás de derrotas, ao que se junta o problema em fazer golos. Com algumas alterações no onze para travar as referências ofensivas do Sporting, há erros aos quais um treinador não consegue resistir e que dificultam naturalmente o objetivo em impor um futebol eficiente e oportuno junto da baliza dos adversários.

Árbitro

André Narciso protagonizou uma arbitragem segura e praticamente sem casos polémicos, à exceção dos pedidos de grande penalidade por parte de Paulinho num lance com Nogueira. De resto, o árbitro português soube gerir o encontro do ponto de vista disciplinar até ao ponto em que teve de admoestar quatro jogadores do Santa Clara já na reta final.

Leia Também: Leão de gema 'trinca' Clara despedaçada e anima perseguição ao pódio

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório