Antunes diz que Paços procura a permanência, com ou sem playoff

O capitão do Paços de Ferreira, Antunes, disse hoje que a equipa continua a perseguir a permanência na I Liga de futebol, "com ou sem playoff", esperando celebrar o aniversário com uma vitória em Guimarães, no sábado.

Notícia

© Getty Images

Lusa
29/03/2023 09:33 ‧ 29/03/2023 por Lusa

Desporto

I Liga

"Sábado é dia de jogo e do meu aniversário e a melhor prenda para mim, para o grupo e para o clube era vencermos. Se queremos a permanência, temos de ir buscar pontos onde for preciso", disse Antunes, em declarações à agência Lusa.

Nas contas do experiente jogador, no limite dos 35 anos, a fuga aos lugares de descida envolve diretamente Marítimo, Paços e Santa Clara.

"O objetivo é a permanência, com ou sem playoff, e para isso temos de ganhar pontos ao Marítimo e ao Santa Clara. Depois é passo a passo. O Estoril Praia está a seis pontos, não ganha há vários jogos, mas são seis pontos. Tudo vai depender das próximas jornadas", considerou.

Até ao final da prova, o Paços joga cinco vezes como visitante e quatro em casa, tendo de defrontar FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e, já no sábado, Vitória de Guimarães, atualmente em zona europeia e com um dos melhores registos da época a jogar como visitado.

"O Vitória está a fazer um excelente campeonato, tem um treinador com ideias novas, jogadores à imagem dos adeptos, tem jogado e feito bons jogos, mas temos de ir buscar pontos onde for preciso e, com todo o respeito, vamos tentar contrariá-los e ganhar", referiu.

O Paços procura uma consistência de resultados, perseguindo, nomeadamente, duas vitórias consecutivas, algo que Antunes diz já ter escapado por "manifesto azar", num registo que pode ajudar a explicar "a fase mais escura da equipa", no início do campeonato.

"Passámos no início por uma fase muito escura e difícil, mas sentíamos que muitas derrotas não eram justas. É verdade que tivemos exibições menos conseguidas, mas também houve jogadores lesionados, bolas nos postes e expulsões. Em muitos jogos até fomos superiores e foi a esse lado positivo, bem entendido, que nos procurámos agarrar, conscientes de que uma vitória poderia mudar tudo", explicou Antunes.

O capitão dos castores não escondeu que "o sentimento de frustração entrava em toda a gente", complicando o trabalho num plantel com muita juventude.

"É complicado quando não se ganha e os mais experientes, como eu, tentaram sempre manter o ambiente mais leve nos treinos. O regresso de César Peixoto, depois de ter sido demitido, foi a melhor opção. Já vivi isto em Itália, onde é uma prática comum, e os resultados estão à vista", defendeu.

Antunes justificou esta ideia com os resultados recentes e destacou a vitória frente ao Rio Ave.

"O ponto de viragem foi a primeira vitória, na primeira vez em que também não sofremos golos. Foi uma vitória muito sofrida (0-1), num jogo em que o Rio Ave até não nos criou praticamente oportunidades. Ainda nos falta um passo muito grande, mas ressuscitámos em Vila do Conde", afirmou, elogiando o contributo dos reforços contratados em janeiro.

Depois de participar em duas qualificações do Paços para competições europeias, Antunes deseja um final feliz para o que considerou "um dos maiores desafios da carreira".

Já em relação ao futuro, o lateral manifestou o desejo de continuar a jogar futebol por mais "dois ou três anos", esperando terminar a carreira no Paços de Ferreira, com quem termina contrato. 

"Enquanto me sentir bem e achar que posso ser importante, vou continuar. Espero jogar mais dois ou três anos. Já disse que gostava de terminar a carreira no Paços de Ferreira, mas é claro que isso não depende só de mim. Estou em final de contrato, mas a minha vontade é continuar no clube, seja na I ou II Liga, uma situação que não me causa problema nenhum", disse Antunes.

O defesa esquerdo pacense puxou a fita do tempo atrás e deu conta de "uma carreira muito boa e bonita", embora admita que o seu percurso pudesse ter sido ainda melhor.

O experiente defesa, que no sábado celebra 36 anos, além do Paços de Ferreira, alinhou em Freamunde, Leixões, Sporting, nos italianos de Roma, Lecce e Livorno, gregos do Panionios, espanhóis de Málaga e Getafe e ucranianos do Dinamo Kiev.

Antunes, que jogou 13 vezes na seleção AA portuguesa, conta no currículo com sete troféus conquistados: pelo Sporting, venceu a I Liga e a Taça da Liga (ambas em 2020/21), ao serviço do Dinamo Kiev arrecadou a Liga ucraniana (2014/15 e 2015/16), a Taça da Ucrânia (2014/15) e a Supertaça ucraniana (2016), e ainda ergueu a Taça de Itália, com a Roma (2007/08).

Leia Também: "Acho que fui dos mais castigados e injustiçados na seleção portuguesa"

Leia Também: Antunes reconhece méritos do Benfica e elege o jogador do campeonato

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ex-jogador do Sporting escreve emotiva carta aberta: "Não poupem a voz"

Redes Sociais

Ex-jogador do Sporting escreve emotiva carta aberta: "Não poupem a voz"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3379
2Benfica3379
3FC Porto3368
4Sp. Braga3365
5Vitória SC3354
6Santa Clara3354
7Casa Pia3345
8Famalicão3344
9Estoril3343
10Rio Ave3337
11Moreirense3337
12Arouca3335
13C.D. Nacional3334
14Gil Vicente3333
15Estrela3329
16AVS3327
17Farense3327
18Boavista3324
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Skoda

O Skoda mais potente de sempre ganha nova 'cara'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas