Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Não há ninguém como CR7 na seleção. Entrada de Martínez? Teve impacto"

A análise de Nélson Pereira, antigo jogador do Sporting, ao arranque do novo selecionador nacional, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, sem esquecer, ainda, a polémica situação da “lufada de ar fresco”.

"Não há ninguém como CR7 na seleção. Entrada de Martínez? Teve impacto"

A 'era Roberto Martínez' na seleção nacional começou com dois triunfos categóricos, diante de Liechtenstein e Luxemburgo, ambos relativos à fase de qualificação para o Euro’2024.

Em conversa com o Desporto ao Minuto, Nélson Pereira, antigo jogador do Sporting e ex-técnico de guarda-redes dos leões, comentou o arranque do novo selecionador nacional, o que ainda se pode esperar de Cristiano Ronaldo no conjunto das quinas e a polémica situação da “lufada de ar fresco”. O madeirense diz que houve, Bruno Fernandes discorda. 

“Acima de tudo, fica-se com boas sensações quando, em dois jogos, se marca dez golos e não se sofre nenhum. Foi fácil constatar, também, que o sistema tático mudou, agora com a aposta de três centrais e dois avançados, o que me pareceu que trouxe bastante dinâmica à equipa. Afinal, Portugal tem jogadores com características ótimas para atuar neste modelo”, começou por dizer Nélson Pereira.

“Agora, estamos num processo de adaptação. O nível dos jogos até acabou por ser o ideal para testar uma nova ideia. Uma nova ideia para os jogadores, já que o selecionador já joga assim há muito tempo. O balanço é muito positivo. Temos realmente uma grande seleção e isso também ajuda bastante”, complementou, frisando que o importante agora é “ganhar consistência e obter resultados”.

“As ideias de cada treinador vão-se construindo ao longo do tempo. O modelo de Fernando Santos trouxe grandes resultados. Agora, vamos entrar numa nova filosofia. São técnicos muitos diferentes na forma como veem o jogo, mas com uma liderança parecida. Afinal, são dois treinadores com muita proximidade aos jogadores. Senti também que os nossos jogadores entranharam bem as ideias de Roberto Martínez, tendo em conta as declarações que proferiram no pós-jogo”, asseverou. O antigo jogador do Sporting também abordou a mudança de chip do engenheiro para o ex-selecionador da Bélgica.

“Fernando Santos deu muito à nossa seleção, agora as ideias de Roberto Martínez vão trazer novas coisas, como por exemplo, na organização ofensiva. Portugal vai atacar com mais jogadores e os atletas vão libertar-se mais em campo. A seleção, com Martínez, vai receber um upgrade”, acrescentou, sem esquecer o que ainda pode aportar Ronaldo à seleção.

Notícias ao Minuto [Ronaldo já se tornou o jogador com mais golos e internacionalizações à escala mundial]© Getty Images  

“Continuar a ter a experiência de um jogador do nível de Cristiano Ronaldo é fantástico. Cristiano Ronaldo alimenta-se de recordes e vai querer batê-los até ao último dia como jogador. Não há ninguém como ele na seleção. A liderança do balneário depende muito do seu capitão, o resto, surge naturalmente. Ronaldo é uma máquina de fazer golos. Joga de uma forma muito diferente, mas continua a precisar de poucas ocasiões para mostrar o quão bom finalizador é. Ronaldo, neste sistema, pode jogar acompanhado e ser muito bem servido. João Félix, Rafael Leão ou Gonçalo Ramos têm mostrado que podem ser muito compatíveis com CR7”, afirmou Nélson Pereira, antes de abordar as declarações de Ronaldo e Bruno Fernandes sobre a existência ou não de uma “lufada de ar fresco”.

“Sempre que entra um novo treinador há sempre um impacto inicial, isso é indesmentível. Esta troca tem impacto. Agora, isso nada tem a ver com a saída de Fernando Santos. Uma mudança tem, obrigatoriamente, um impacto. O ambiente na seleção nacional é um ambiente onde todos os jogadores querem estar. Bruno Fernandes acredita que esse bom ambiente se mantém com ou sem Fernando Santos”, explicou, sentenciando com um prognóstico para Portugal no Euro’2024.

“Esta geração da seleção permite-nos sonhar. São jogadores que atuam nos melhores clubes e que têm muito valor, por isso, não é utópico sonhar com o título de Campeão Europa, em 2024”, rematou.

Leia Também: Maniche elogia Cristiano Ronaldo e compara Martínez... a Scolari

Leia Também: "Cristiano Ronaldo está morto". Revelada 'estrondosa' tirada de Greenwood

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório