Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

As notas do Luxemburgo-Portugal: CR7 responde como sabe e 'vitamina Leão'

Goleada em solo luxemburguês consolida novo ciclo liderado por Roberto Martínez. Ronaldo marcou em dose dupla, seguindo-se os golos de João Félix, Bernardo Silva, Otávio e Rafael Leão.

As notas do Luxemburgo-Portugal: CR7 responde como sabe e 'vitamina Leão'
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/03/23 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

A seleção nacional encerrou com chave de ouro a primeira dupla jornada de qualificação para o Euro'2024. A equipa das quinas goleou o Luxemburgo (6-0) na noite de domingo e Roberto Martínez viu a equipa das quinas subir alguns degraus no nível exibicional relativamente ao jogo anterior, diante do Liechtenstein. 

Cristiano Ronaldo marcou em dose dupla, seguindo-se os golos de João Félix, Bernardo Silva, Otávio e Rafael Leão, num jogo de sentido único e cuja vitória de Portugal nunca esteve em causa. 

Por isso mesmo foram vários os jogadores que assumiram plano de destaque, mas nem todos podem constar aqui. Vamos, por isso, aos protagonistas. 

A figura 

Muito se disse sobre Cristiano Ronaldo após as polémicas reações protagonizadas no Mundial'2022, mas a verdade é que o avançado de 38 anos respondeu com mais dois golos, assinando uma exibição bem mais interessante do que aquela que fez diante do Liechtenstein. 

É verdade que no o primeiro golo contou com uma boa dose de sorte, mas no segundo tento teve todo o mérito como fugiu à marcação e aproveitou o passe magistral de Bruno Fernandes. 

A surpresa 

Rafael Leão mostrou que pode ser muito útil neste estilo de jogo de Roberto Martínez. Saltou do banco de suplentes apenas aos 75 minutos, mas ainda foi a tempo de assistir Otávio, de 'sacar' e falhar um penálti, e de selar a goleada com um belo lance individual. Tem argumentos de sobra para se afirmar como uma das figuras neste novo ciclo e ontem voltou a prová-lo. 

A desilusão

No meio de uma goleada das antigas seria complicado não indicar um nome de um luxemburguês nesta categoria. Laurent Jans acabou por ser o elo mais fraco e assistiu de cadeirão aos golos portugueses. Noite para esquecer e que talvez lhe tenha causado... insónias. 

Os treinadores

Luc Holtz

O Luxemburgo não perdia há seis jogos, mas ontem cedo foi ao tapete. Fica a sensação de que a equipa de Luc Holtz tentou dividir o jogo com Portugal, mas a falta de argumentos foi gritante, especialmente no que ao nível defensivo diz respeito. 

Roberto Martínez 

O novo selecionador português só pode estar satisfeito com o saldo arrecadado neste dois jogos: 10 golos marcados, nenhum sofrido e duas vitórias. Mais do que isso, a seleção mostrou capacidades para se adaptar com sucesso a este novo sistema tático, com três centrais, ainda que os adversários não tenham colocado grande nível de dificuldade. 

O árbitro 

O árbitro romeno Radu Petrescu não teve qualquer influência no normal funcionamento da partida, mas pode dizer-se que foi perdoando alguns cartões aos jogadores do Luxemburgo, que perante a falta de posse de bola foram 'brindando' os portugueses com faltas mais duras. 

Leia Também: Imprensa internacional volta a render-se a Ronaldo: "Deu outro festim"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório