Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Portugal goleia (e passeia) no Luxemburgo e já está na liderança isolada

Cristiano Ronaldo, em dose dupla, João Félix, Bernardo Silva, Otávio e Rafael Leão foram os marcadores de serviço no Stade de Luxembourg. Seleção volta a entrar em ação em junho.

Portugal goleia (e passeia) no Luxemburgo e já está na liderança isolada

Portugal visitou e goleou, este domingo, o Luxemburgo (6-0), em jogo da 2.ª jornada da fase de qualificação para o Euro'2024. Após a goleada aplicada ao Liechtenstein (4-0), registada na quinta-feira, a seleção agora comandada pelo espanhol Roberto Martínez voltou a exibir-se a um nível altamente eficaz, saltando mesmo para a liderança do grupo J, uma vez que a Bósnia foi derrotada na visita à Eslováquia (0-2). 

Cristiano Ronaldo, em dose dupla, João Félix, Bernardo Silva, Otávio e Rafael Leão foram os marcadores de serviço no Stade de Luxembourg. 

Portugal volta a jogar, nesta qualificação para o Campeonato da Europa, a 17 de junho, recebendo precisamente a Bósnia no Estádio da Luz, antes de visitar a Islândia a 20 do mesmo mês. 

Filme do jogo

A goleada de Portugal começou a ser construída bem cedo e foi iniciada por Cristiano Ronaldo. Aos nove minutos, o camisola 7 das quinas abriu as contas no Stade de Luxembourg, depois de Nuno Mendes aparecer ao segundo poste após cruzamento de Diogo Dalot. Ronaldo só teve mesmo de encostar a bola para o fundo da baliza e depressa a estratégia luxemburguesa ruiu. 

Seis minutos depois foi João Félix (15') a marcar, seguindo-se os golos de Bernardo Silva (18'), de cabeça, e outro de... Cristiano Ronaldo (31'), assistido por Bruno Fernandes. 

O jogo era, assim, de sentido único e a eficácia era total: Portugal ganhava ao intervalo por 4-0 e Rui Patrício nem o equipamento tinha sujado ao cabo dos primeiros 45 minutos. 

A seleção nacional 'desligou o motor' na segunda parte e permitiu que o Luxemburgo se aproximasse da grande área portuguesa, com Rui Patrício a ter, por fim, algum trabalho depois de um jogo... e meio. 

Roberto Martínez parecia não estar a gostar do que estava a ver e decidiu mexer aos 64 minutos, e logo em dose dupla. Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo saíram para dar o lugar a Rúben Neves e Gonçalo Ramos. Cerca de dez minutos depois foi a vez de Otávio e Rafael Leão irem a jogo, rendendo João Félix e Bruno Fernandes, e precisaram de dois minutos para 'fazer estragos'. 

O avançado do AC Milan arrancou pela esquerda, combinou com Nuno Mendes e cruzou com conta, peso e medida para a cabeça de Otávio (77'), que não perdoou.

Rafael Leão estava mesmo com a corda toda e aos 85 minutos arrancou uma grande penalidade, ainda que tenha revelado pouca pontaria na hora de converter o castigo máximo em golo, permitindo a defesa de Anthony Moris. 

O ex-Sporting não ficou frustrado e acabaria mesmo por marcar, aos 89 minutos, num belo lance individual e depois de uma arrancada supersónica. A goleada portuguesa no Luxemburgo foi, assim, selada com chave de ouro. 

Nota, ainda, para o saldo altamente positivo de Roberto Martínez: dois jogos, 10 golos marcados e nenhum sofrido. Um bom arranque para o selecionador nacional que sucedeu a Fernando Santos no passado mês de janeiro.

Momento do jogo: O golo de Ronaldo logo aos nove minutos tornou tudo mais fácil e acabou com a estratégia do Luxemburgo. 

Equipas iniciais

ONZE DO LUXEMBURGO: Anthony Moris; Jans, Marvim Martins, Chanot, Mica Pinto; Christopher Martins, Gerson; Sinani, Barreiro; Rodrigues e Thill.

ONZE DE PORTUGAL: Rui Patrício; António Silva, Danilo, Rúben Dias; Diogo Dalot, João Palhinha, Bernardo Silva, Nuno Mendes; Bruno Fernandes, João Félix e Cristiano Ronaldo. 

Antevisão 

A seleção nacional defronta, este domingo, o Luxemburgo em jogo da 2.ª jornada da fase de qualificação para o Euro'2024. Após a goleada aplicada ao Liechtenstein (4-0), registada na quinta-feira, naquela que foi a estreia de Roberto Martínez como novo selecionador, a equipa das quinas procura um novo triunfo em novo teste cujo nível de dificuldade não se espera de elevado grau. 

Em caso de vitória no moderno Stade de Luxembourg, Portugal poderá até passar para a liderança isolada do grupo, caso a Bósnia, que também tem três pontos, não consiga vencer na visita à Eslováquia. 

O pontapé de saída está agendado para as 19h45 (hora de Portugal Continental) num encontro que será dirigido pelo árbitro romeno Radu Petrescu.

Siga, em direto, todas as incidências desta partida no Desporto ao Minuto

Leia Também: O onze provável de Portugal contra o Luxemburgo (com mudanças à vista)

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório