Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 23º

"Ucranianos passam mais tempo a esconder-se dos mísseis do que a treinar"

Igor Belanov considera que o jogo com Inglaterra "é uma das poucas oportunidades para mudar da guerra para o desporto, durante, pelo menos, duas horas".

"Ucranianos passam mais tempo a esconder-se dos mísseis do que a treinar"
Notícias ao Minuto

10:28 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Igor Belanov

Igor Belanov, o primeiro jogador ucraniano a conquistar uma Bola de Ouro, em 1986, concedeu, este domingo, uma entrevista à estação televisiva britânica BBC Sport, na qual reforçou a importância do encontro com Inglaterra para todo o país.

O antigo avançado, atualmente com 62 anos, lamentou a situação que se vive na Ucrânia há já mais de um ano, fruto da invasão por parte das forças militares russas, e disse acreditar que uma vitória, na fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, poderia ajudar a 'sarar as feridas'.

"Milhões de ucranianos estão à espera de uma vitória. Peço desculpa aos adeptos ingleses, mas precisamos mais desta vitória do que eles. O futebol é uma religião que une a Ucrânia. É difícil para as pessoas na Europa perceberem isso, mas, mesmo durante a guerra, soldados, médicos e voluntários querem sentir o saber de uma vida pacífica", começou por afirmar.

"Este jogo contra Inglaterra é uma das poucas oportunidades para mudar da guerra para o desporto, durante, pelo menos, duas horas. Espero uma vitória, claro. Que outra opinião pode haver? Os soldados nas trincheiras esperam uma vitória. E os seus filhos, pais ou irmãos também. Todo o país sonha com uma vitória, em Wembley", prosseguiu.

"Os nossos jogadores passam mais tempo a esconder-se dos mísseis do que a treinar, as sessões estão sempre a ser interrompidas, na Ucrânia. Todos os dias, o inimigo destrói infraestruturas, dispara mísseis contra nós e mata pessoas. Isto entra no nosso cérebro, na nossa alma e não desaparece rapidamente", completou.

Leia Também: Southgate admite: "Temos de começar de novo. Há que ter humildade"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório