Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Luxemburgo-Portugal: 'Grão-duque' Martínez contra surpresa da 1.ª ronda

Luxemburgueses recebem a equipas das quinas na segunda jornada do apuramento rumo ao Euro'2024. Seleção da casa surpreendeu a Eslováquia com um nulo. Lusos procuram confirmar o favoritismo.

Luxemburgo-Portugal: 'Grão-duque' Martínez contra surpresa da 1.ª ronda
Notícias ao Minuto

07:19 - 26/03/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Antevisão

Portugal procura, este domingo, isolar-se desde já na liderança do Grupo J de qualificação para o Euro'2024, com uma visita ao terreno do Luxemburgo, seleção que tem nos últimos anos tentado sair do fundo do futebol europeu.

A equipa da casa surpreendeu no arranque do apuramento com um 'nulo' na Eslováquia, uma das seleções que é favorita à qualificação, pelo que não se prevê um encontro fácil para a equipa das quinas, que na última jornada goleou em Alvalade o Liechtenstein.

O Luxemburgo, que aparece pela terceira vez seguida no caminho de Portugal numa fase de apuramento, depois do Euro2020 e Mundial2022, já não é a seleção 'frágil' de há uns anos - arrecadou três vitórias no apuramento para o Mundial no Qatar, mas mesmo assim continua bem longe do nível da seleção lusa.

Em caso de vitória, e empate ou derrota da Bósnia-Herzegovina diante da Eslováquia, a seleção nacional assume a liderança isolada do grupo J logo na segunda jornada do apuramento.

O encontro entre Luxemburgo e Portugal está agendado para 19h45 deste domingo, no Stade de Luxembourg, e terá arbitragem de Radu Petrescu.

Treinadores em discurso direto

Luc Holtz

Surpreender Portugal: Pode ser que tenham um dia mau e é esperar que o Luxemburgo consiga ter um dia bom. A pressão existe sempre quando se joga contra uma grande equipa e amanhã [domingo] não saberemos se poderá ser outro dia de sorte.

Sistema do adversário: Para mim tanto faz o sistema em que jogam, porque vai ser sempre difícil. São jogadores com uma técnica e flexibilidade muito fortes. Acho que [o Roberto Martínez] tem de se preocupar mais com o seu onze e com os jogadores que tem de deixar de fora.

Roberto Martínez

Como classifica a equipa do Luxemburgo: Não classificamos equipas antes do jogo, apenas depois dos dez jogos. O que posso dizer é que respeitamos imenso o Luxemburgo. Ter um treinador como eles têm, que conhece tudo lá dentro, os jogadores, a estrutura, a mentalidade. Jogam como um clube, não é como uma seleção. Olho para eles e reconhecemos a continuidade, o trabalho. É uma equipa competitiva. Não damos como certa a vitória. Não vamos subestimar uma equipa que apenas perdeu dois jogos nos últimos nove. Temos de respeitá-los ao máximo.

Pouco tempo para trabalhar entre os jogos: A experiência no futebol internacional ensinou-me que há que preparar os dois jogos desde o primeiro dia juntos. Na segunda-feira, criámos conceitos para o jogo com o Luxemburgo. Poder escolher jogadores específicos para os momentos claros. Só teríamos um dia em campo antes do Luxemburgo e essa é a mesma dificuldade que o adversário tem. Essa é a principal dificuldade do futebol internacional. Os jogadores estão capacitados.

Estádio lotado. Vantagem para Portugal e o efeito Ronaldo: Não podemos controlar o que se passa fora do balneário. O trabalho tem sido muito bom, os jogadores têm-me surpreendido pela qualidade humana, a intensidade. A qualidade futebolística já conhecia muito bem. Tudo o resto é uma grande surpresa. Há que manejar vários aspetos, mas o que vem de fora não podemos controlar. Queremos deixar os adeptos muito orgulhosos, que vejam a equipa com vontade de lutar, que os deixem orgulhosos quando forem trabalhar na segunda-feira. É o mais importante para nós.

Últimos resultados

Luxemburgo: D-E-E-V-E

Portugal: V-D-V-D-V

Últimos onzes

Luxemburgo: Anthony Moris, Maxime Chanot, Mica Pinto, Lars Gerson, Florian Bohnert, Christopher Pereira, Leandro Barreiro, Mathias Olesen, Yvandro Borges, Gerson Rodrigues, Danel Sinani.

Portugal: Rui Patrício, Danilo Pereira, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, João Cancelo, João Palhinha, Bruno Fernandes, Raphaël Guerreiro, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo, João Félix.

Ausências

Luxemburgo: (-)

Portugal: (-)

Leia Também: Roberto Martínez sem baixas na seleção antes da partida para o Luxemburgo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório